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A Extensão Média de Enunciado como indicador de desenvolvimento linguístico no português europeu

Author(s): Campos, Ana Rita Coimbra Pina de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7743

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Extensão Média do Enunciado - palavras (EME-p); discurso narrativo; discurso espontâneo; desenvolvimento da linguagem; nível de escolaridade; Mean Length of Utterance (MLUw); narrative discourse; spontaneous speech; language development; education level


Description

Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança

A Extensão Média do Enunciado (EME) é um índice que resulta do rácio entre o número de morfemas (EME-m) ou número de palavras (EME-p) e o número de enunciados produzidos pela criança. Este índice tem vindo a ser estudado e utilizado em diferentes países e línguas, e, apesar de muitos estudos o apontarem como um bom indicador de desenvolvimento gramatical e linguístico, outros são controversos, principalmente quando aplicados a línguas com morfologia flexional mais rica, como o caso do português. Dada a escassez de dados para o português europeu, confinados a duas faixas etárias, e atendendo às evidências de que a EME-m e a EME-p apresentam uma boa correlação, neste estudo procurou-se analisar a EME-p, dos três aos sete anos. Os principais objetivos da presente dissertação são verificar se a EME-p será um bom indicador de desenvolvimento gramatical e linguístico, através da sua correlação com a idade e analisando diferenças entre faixas etárias, entre contextos de discurso (narrativo e espontâneo) e o nível de escolaridade (pré-escolar e escolar). Participaram no estudo cinquenta crianças, monolingues do português europeu e com desenvolvimento típico de linguagem, a frequentar centros educativos do Concelho de Santa Comba Dão. Foram gravadas, em dois momentos, amostras de discurso, espontâneo e narrativo, perfazendo, pelo menos, cem enunciados, que, posteriormente, foram transcritos através do Software Computerized Language Analysis (CLAN), que também realizou, de forma automática, o cálculo da EME-p. Os resultados indicam uma associação forte entre a idade e a EME-p, apesar de não existirem diferenças entre todas as faixas etárias, e uma correlação positiva entre a EME-p e o desenvolvimento da linguagem de crianças monolingues do português europeu. O valor da EME-p em discurso narrativo é estatisticamente superior ao seu valor em discurso espontâneo e o grupo em idade pré-escolar apresentou menor desempenho do que o grupo escolar. Em suma, considera-se que a EME-p pode fornecer informação pertinente sobre o desenvolvimento expressivo morfossintático da criança, contudo não poderão ser considerados valores padrão nem se poderá utilizar este índice como critério de diagnóstico.

The Mean Length of Utterance (MLU) is an index that results from the ratio between the number of morphemes (MLUm) or number of words (MLUw) and the number of utterances produced by the child. This index has been studied and used in different countries and languages and although many studies tell us that it is a good grammatical and linguistic development indicator, others are controversial, especially when applied to languages with richer inflectional morphology, such as Portuguese. Given the lack of data for European Portuguese confined to two age groups, and given the evidence that MLUm and MLUw have a good correlation, in this study we tried to analyze the MLUw in a group from three to seven years old. The main objectives of this dissertation are to check if the MLUw is a good indicator of grammatical and linguistic development, verifying its correlation with age and analyzing differences between age groups, discourse contexts (narrative and spontaneous) and the level of education (pre -school and school-age). In this study participated fifty children. They all were monolingual speakers of European Portuguese with typical language development, attending educational centers of the municipality of Santa Comba Dão. Speech samples were recorded in two different moments, in spontaneous speech and narrative context, making at least an hundred utterances which were later transcribed through Computerized Language Analysis Program (CLAN) which also calculated automatically the MLUw. The results indicate a strong association between age and the MLUw, although there are no significant differences between all age groups, and a positive correlation between MLUw and the development of European Portuguese children. The value of the MLUw in narrative discourse is statistically higher than in spontaneous speech and the group of pre-school age showed lower performance than the school-age group. In short, it is considered that the MLUw can provide relevant information on child development of morphosyntactic expressive competence, but cannot be considered as normative data or for diagnostic criterion.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lobo, Maria; Kay, Eileen Sua
Contributor(s) Repositório Comum
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