Document details

A exploração de materiais na creche e no jardim de infância

Author(s): Tavares, Ana Rita Ferreira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7976

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Creche; Jardim de infância; Investigação-ação; Exploração de materiais; Materiais do quotidiano; Materiais de desperdício; Materiais reciclados; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Nursery; Kindergarten; Research-ation; Materials exploration; Waste materials; Everyday materials; Recycled materials


Description

O relatório de estágio que em seguida apresento é fruto de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A investigação concretizada decorreu durante dois períodos distintos: o período de Estágio em Creche e o período de Estágio em Jardim de Infância. O Estágio em Creche foi desenvolvido junto de crianças de Berçário, com idades compreendidas entre os quatro e os nove meses de idade. Relativamente ao estágio em Jardim de Infância, este foi realizado numa sala de idades heterogéneas, onde existiam crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade. A metodologia adotada na realização desta investigação incorporou os prossupostos da Investigação-Ação, através da qual foi meu propósito analisar uma situação problema relevante e orientar a minha intervenção no sentido de potencializar, neste caso, a exploração de materiais junto das crianças. Durante a investigação realizada, foi meu propósito entender, de que forma poderia ser potencializada a exploração de materiais em contexto de Creche e Jardim de Infância. Atendendo sempre às necessidades e individualidades de cada um dos grupos, bem como de cada uma das crianças, foi meu propósito implementar estratégias e intervenções, de forma a potencializar a utilização de materiais de desperdício, materiais do quotidiano e materiais reciclados, ao invés da utilização de materiais pré-digeridos1. Ao longo do presente documento, é possível conferir toda a investigação realizada, bem como as etapas pelas quais a mesma se desenvolveu. Podem-se também verificar as intervenções realizadas por mim, em estreita cooperação com as Educadoras Cooperantes, no sentido de potencializar a situação problema.

The present report is the result of a research carried out under the Master in Pre-School Education. The research has been realized in two different periods: the Internship period in Nursery and the Internship period in Kindergarten. The Nursery Internship has been developed near the children’s nursery, between the age of four and nine months. The stage in Kindergarten, took place in a room of mixed ages, with children aged between two and six years. The methodology used to conduct this research incorporated the Action-Research assumptions, and through that it was my objective to analyse one particular problematic situation, and guide my work in a way that could maximize the exploration of materials near the children. During this investigation, it was my purpose to understand, how the exploration of materials could be improved in the concept of Nursery and Kindergarten. I always tried to understand the needs and characteristics of each individual children and groups. It was my idea to implement strategies and interventions in order to maximize the utilization of waste materials, everyday materials and recycled materials, instead of using pre-digested2 materials. Throughout this document, it is possible to check all the research that I made and what I have done to develop it. In this work we can also see the interventions that where made by me, with a close cooperation with the Cooperative Educators, in a way that could help me solving the problem situation.

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jesus, Maria Isabel de Chagas Henriques de
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo