Document details

UAS e Reconhecimento Terrestre: contributos para ummodelo de instrução e treino.

Author(s): Soares, Bernardo

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7992

Origin: Academia Militar

Subject(s): Unmanned Aerial Systems; Reconhecimento; Formação


Description

Os Unmanned Aerial Systems têm vindo a adquirir um papel cada vez mais importante na atualidade. A sua evolução tem sido exponencial e o seu campo de aplicação diverso. Os Exércitos modernos vêm nestes meios capacidades úteis para a missão Reconhecimento, daí que tenham começado a explorar esta vertente da aviação e da tecnologia. O Exército Português não é excepção e tem nos quadros orgânicos dos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças contemplado o uso de Unmanned Aerial Systems. O presente Trabalho de Investigação Aplicada procura clarificar os conceitos relacionados com os Unmanned Aerial Systems, caracterizar os modelos de formação nacional e estrangeiros, caracterizar a formação e o treino dos elementos afetos a estes sistemas e fornecer contributos ao nível da formação e do treino para a realidade do Exército Português. Para atingir os objetivos propostos fazem-se dois estudos de caso sobre os Exércitos Espanhol e Norte-Americano incidindo sobre vários aspetos que os Unmanned Aerial Systems implicam. Fazendo a comparação com o que existe atualmente no Exército Português tecem-se algumas reflexões. São também entrevistados quatro oficiais que desempenham ou desempenharam funções de comandante de Esquadrão de Reconhecimento para perceber o seu ponto de vista em relação à integração dos novos sistemas nos seus Esquadrões. Uma outra entrevista é dirigida a uma entidade com responsabilidade na produção de Doutrina para a formação e treino para se perceber o impacto da inclusão dos sistemas no Quadros Orgânicos Portugueses nestas áreas. O Exército Português ainda não possui sistemas UAS, porém está envolvido em projetos que são parte do caminho a seguir para chegar à aquisição de um sistema UAS. Identificado o sistema e as suas características dar-se-á início ao método da Abordagem Sistémica da Instrução cujo produto será o modelo de formação e treino mais adequado.

Abstract The Unmanned Aerial Systems has come to acquire an increasingly more important role for today. Its evolution has been exponential and its field of aplication diverse. Modern Armies saw in these means useful skills for Reconaissance missions so that have begun to explore this aspect of aviation and technology. The Portuguese Army is no exception and has organic frameworks of the Forces System Operational Component Elements contemplating the use of Unmanned Aerial Systems. This Applied Research Work establishes as objectives clarify the concepts related to the Unmanned Aerial Systems, characterize national and foreign models of training, characterize the training and the training at the level of the unmanned means and its integration in the units of maneuver, and provide contributions to the reality of the Portuguese Army To achieve the proposed objectives we make two case studies about Spanish and North American Armies focusing on several aspects that the Unmanned Aerial Systems entail. Making the comparison with what exists currently in Portuguese Army we make some reflections. We also interviewed four officers who play or have already played roles of Commander of Reconaissance Squadron to understand their point of view in relation to the integration of new systems in their squads. Another interview is directed to an entity with responsibility in the production of Doctrine to the training to understand the impact of the inclusion of systems in the Portuguese Organic Frameworks in these areas. The Portuguese Army still has no UAS systems, however is involved in projects that are part of a path to follow to get to the purchase of a UAS system. Identified the system and its characteristics the Systemic Approach of Instruction method will initiate whose product will be the most appropriate model of training.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents