Document details

Projeto de redesenho para um catálogo de produtos

Author(s): Ferreira, Patrícia dos Santos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8261

Origin: Instituto Politécnico de Tomar

Subject(s): Design gráfico; Design editorial; Tipografia; Impressos; Catálogos


Description

No projeto que se segue, descrevem-se os porquês do poder que o Design Gráfico e Editorial possuem na atualidade, dado ambos serem duas importantes áreas do mundo da comunicação. O poder que o design exerce está diretamente ligado com a sociedade. Por esse motivo é impossível, anularmos da nossa consciência, o trabalho que tem sido feito, pelos designers nossos contemporâneos, mas também o que foi feito pelos pioneiros. É importante, inclusivamente, refletir, sobre quais os processos e fases, pelas quais passam e passaram, uma vez que a procura pelo reconhecimento e a necessidade de divulgação, levam, cada vez mais, as entidades empresariais a promover os seus produtos através de vários métodos. Por exemplo, a criação de catálogos revela-se como um modo bastante útil na árdua tarefa de divulgação. Numa sociedade cada vez mais competitiva, é de extrema importância que as empresas acompanhem o tipo de sociedade e que de alguma forma percebam o estado actual da concorrência. É neste âmbito, que surgem os catálogos de produtos como diferenciadores de mercado. O catálogo de produtos procura colmatar lacunas na divulgação dos produtos produzidos pelas empresas. Refere-se esse aspecto porque neste relatório se apresenta uma proposta de catálogo para uma empresa chamada Tucab. Este tipo de catálogos surgem quando as empresas sentem a necessidade de aumentar e expandir e seu negócio. É nesta altura que as empresas se preocupam e sentem que o catálogo é a forma mais eficaz de exposição dos seus produtos, que devem ser, por sua vez, o mais atrativos possíveis. Por esse motivo, procuram empresas de comunicação que solucionem o seu problema. Estes catálogos são hoje criados com o recurso a softwares gráficos como o inDesign e o Photoshop (tratamento da imagem). Pretende-se na sua criação aliar um design sólido e esteticamente simples, que fomente o acesso simples e rápido a variados conteúdos informativos. O presente trabalho consiste, tal como referido, na concepção de um catálogo de produtos para uma empresa chamada Tucab, associada a uma descrição da metodologia escolhida para a sua materialização (o impresso). De forma a optimizar o procedimento de transmissão e acesso à informação no catálogo, houve a necessidade de associar factores como a usabilidade e a interactividade.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Maria João Bom Mendes dos
Contributor(s) Ferreira, Patrícia dos Santos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents