Document details

As Redes Sociais como Instrumento de Relações Públicas. O caso das marcas Nike Football Portugal, Optimus, Swatch, Tmn e Vodafone no Facebook

Author(s): Lopes, Cláudia Sofia da Conceição

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8400

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): relações públicas; redes sociais; public relations; social networks; Facebook


Description

As tecnologias da informação e da comunicação evoluíram de tal forma que chegámos à era das redes sociais, plataformas de relacionamento, manifestamente diferenciadoras da comunicação tradicional, no sentido em que a partir desses espaços se torna possível para as relações públicas falarem diretamente com os consumidores e interagir com os mesmos. Este facto veio proporcionar uma aproximação entre as empresas e o seu público e fomentou, mesmo, nas empresas, a organização de novas estratégias de interação, criando benefícios de crescimento. Um dos objetivos do nosso estudo consiste em avaliar as estratégias de comunicação de cinco empresas portuguesas presentes na rede social Facebook, de modo a aferir a grandeza do respeitante processo de comunicação com o público. Para o efeito, desenvolveu-se uma análise qualitativa e quantitativa dos conteúdos e das interações presentes nas páginas da TMN, Vodafone, Optimus, Nike Football Portugal e Swatch, durante três meses. Os resultados obtidos demonstram que existem diferentes níveis de relacionamento entre marcas e público.

The development of technology and communications have advanced at such a pace that we have reached an era of social networking platforms clearly differentiating from the traditional forms of communications to advanced new levels. It is now possible for the public relations to speak directly with the consumers and to interact with them. This fact provided a proximity between businesses and the general public. This also encourages companies with the organization of new strategies of interaction that will create growth benefits. One of our goals is to evaluate the communication strategies of five Portuguese companies, present in the social network, Facebook, in order to access the complete process of communication with the public. For this purpose, we developed a qualitative and quantitative analysis of the contents and interactions that are presented in the pages of TMN, Vodafone, Optimus, Portugal Nike Football and Swatch during three months. The results show that there are different levels of relationships between brands and the public.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cardoso, Luís; Barradas, Cláudia
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents