Document details

Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada O contributo da motricidade fina no desenvolvimento do ensino-aprendizagem em criança de idade pré-escolar

Author(s): Dias, Sara

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8686

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Motricidade fina; Processo ensino -aprendizagem; Desenvolvimento Global; Fine motor skills; Teaching / learning process; Overall development


Description

O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de Jardim- de- infância de uma Instituição Privada com um grupo de crianças de cinco anos de idade. O estágio decorreu desde Outubro de 2013 até Junho de 2014. Este estágio teve dividido principalmente em duas fases, a primeira correspondeu a um período de observação, a segunda correspondeu á intervenção, onde nos foi possível escolher a problemática, área de intervenção para pudermos intervir posteriormente. Ao longo deste ano de estágio foram também utilizados diversos métodos, técnicas e instrumentos, de modo a que nos fornecessem dados concretos para uma boa prática pedagógica. A escolha da problemática surgiu perante as observações realizadas em contexto de estágio, uma vez que a maioria das crianças mostrava dificuldades na área de motricidade fina. O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância e o contributo da motricidade fina na promoção do desenvolvimento de um grupo de crianças. Neste sentido, a motricidade e a psicomotricidade representaram uma importante contribuição para o processo ensino-aprendizagem da criança, contribuindo para o seu desenvolvimento global. Partindo-se da motricidade e da psicomotricidade, inicia-se o trabalho de coordenação motora fina, mais diretamente da motricidade fina. Porém, ao longo do ano o grupo de crianças revelou uma evolução em todas as áreas de conteúdo.

This report is part of Supervised Teaching Course with the purpose of obtaining the Masters’ Degree in Preschool Education. It describes the work developed in a kindergarten environment, of a Private Institution for a group of five years old children. The internship was developed from October 2013 to June 2014 and was divided into two phases. The first one was characterized by observation, while the second one was focused on intervention, which allowed us to choose the problem and intervention area where we would like to act. Throughout the year we have applied several methods, techniques and tools, which help us obtaining solid data for a good pedagogical practice. The problem’s choice was made before the observation phase of the internship, since most of the children have been showing some difficulties in the area of fine motor skills. This report aims to demonstrate the importance of the contribution of fine motor skills to promote the development of a group of children. In this sense, the motor and psychomotor represent an important contribution to the teaching/learning process of the child, contributing to their overall development. Starting from the motor and psychomotor, begins the work of fine motor coordination, fine motor more directly, with a more specific of fine motor skills. This allows children to play, explore and manipulate objects

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mateus, Nuno; Ferreira, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents