Author(s):
Roque, Piedade Rosa Lopes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8762
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Educação de adultos; Aprendizagem ao longo da vida;; Percurso formativo; Representações; Vivências; Adult education; Lifelong learning; Training path; Representations; Experiences
Description
Atualmente, a necessidade cada vez mais premente de valorização e de aprendizagem ao longo da vida que se preconiza para o século XXI, exige dos seus cidadãos competências compatíveis com os interesses da sociedade. No entanto estas, só poderão ser desenvolvidas se as práticas escolares, que têm um papel forte e decisivo na formação do indivíduo, tiverem como suporte um sistema de valores e de formação das atitudes, só assim este adquire a capacidade de continuar a aprender de diferentes formas durante toda a vida, bem como a adaptar-se de forma rápida e eficaz a situações de mudança. Isto sugere que os alunos deveriam deixar a escola com competências e motivação para chamar a si a responsabilidade da sua própria aprendizagem ao longo de vida. O presente trabalho faz uma incursão pelos percursos, trajetos e vivências de três adultos que interromperam o seu percurso escolar precocemente, fazendo a sua inserção no mercado de trabalho de forma prematura e sem uma qualificação profissional ou ciclo de estudos concluídos. Já adultos, regressam à escola com o intuito de frequentar um Curso de Educação e Formação de Adultos. Nesta investigação procura-se conhecer as representações dos sujeitos do estudo sobre o seu percurso escolar e os efeitos e resultados da frequência de um curso de educação e formação na fase adulta, em termos pessoais, formativos e profissionais. Para dar resposta aos objetivos de estudo optou-se por uma abordagem geral de caráter qualitativo, sendo a história de vida a estratégia de pesquisa adotada. Assim sendo, o inquérito por entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados primordial deste estudo, complementado por uma pesquisa arquivística simples com o intuito de constituição da revisão de literatura. Foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas, as quais foram analisadas de forma a fazer emergir os sentidos que estes adultos atribuíam ao seu percurso escolar bem como às suas vivências no Curso de Educação e Formação de Adultos. As entrevistas realizadas aos sujeitos assumiram as caraterísticas de um domínio da temporalidade, articulando passado, presente e futuro para aceder à explicação das experiências específicas dos adultos e, deste modo, fazer surgir discursos e reconstruir realidades socialmente determinadas. Os resultados deste estudo permitem compreender que a frequência de um curso de educação e formação deu lugar a um conjunto de alterações significativas no percurso de vida destas pessoas: em termos pessoais, contribuiu para o aumento do autoconhecimento, melhoria da autoestima e de autoconfiança nas suas aptidões e capacidades, criando as condições para a aposta em novos projetos; em termos formativos permitiu maior interesse pelas Tecnologias da Informação e Comunicação e a progressão nos estudos; em termos profissionais deu alento à procura de um emprego com melhores condições
Nowadays, the increasingly pressing requirement of being valued and of lifelong learning which is advocated worldwide as a main goal for the twenty-first century requires from citizens skills that should be compatible with the interests of society. These will only be able to be developed if school practices, that have a strong and decisive role in shaping each individual, are supported by a set of values and attitudes, so that one can acquire the ability to proceed learning in different ways throughout one’s life, as well as to adapt quickly and effectively to changing situations. This requirement implies that students should leave school with the necessary skills and motivation to become responsible for their own lifelong learning. The current work intends to be an approach to the experiences of three people, who interrupted their school path while children, breaking into the labour market prematurely, without any professional qualifications. As adults, they returned to school to attend Education and Training Courses for adults. This research tries to figure out the descriptions made by the target group in what concerns their educational background as well as the effects and results of an Education and Training Course in adulthood, in personal, formative and professional terms. To meet the objectives of the study we chose a qualitative approach, being the life story the research strategy adopted. Thus, the interview survey was the main tool of data collection, which was complemented by a simple archival research with the aim of establishing the literature review. There were three semi-structured interviews, which were analyzed in order to bring out the meanings given by these adults to their school backgrounds as well as to the life experiences connected to the Education and Training Course for adults. For a better understanding of this phenomenon the interviews to the trainees were based on a timeline, linking past, present and future to access the explanation of adult learners’ specific experiences and thus giving rise to discourses and reconstructing socially determined realities. The results of this study show that the attendance of a lifelong education course led to a number of significant changes in these people’s way of life: in personal terms, it contributed to increase their self-awareness, improved their self-esteem and confidence in their skills and abilities, creating the necessary conditions to invest in new projects; as far as training is concerned, it allowed a greater interest in Information and Communication Technologies and gave rise to a new concept of education throughout life; in work gave impetus to finding a job with better conditions.