Author(s):
Amorim, Sónia Alexandra Pinheiro
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8820
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Expressão dramática; Crianças; Jogos dramáticos; Comunicação; Expressividade; Interação; Desenvolvimento
Description
O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática para o desenvolvimento global das crianças, fortalecendo o progresso pessoal e social em grupos de crianças do Jardim de Infância. Como suporte à prática desenvolvida realizou-se uma revisão da literatura sobre a temática da área de intervenção considerada prioritária de modo a fazer uma análise reflexiva onde se pretendeu fundamentar, descrever, analisar e avaliar a relevância da Expressão Dramática que nos permite compreender a influência da mesma para o desenvolvimento da expressividade nas crianças. Através de atividades de jogos dramáticos, conto de histórias utilizando diferentes meios animados e pequenas dramatizações foi possível desenvolver nas crianças a partilha, criatividade e a imaginação, tendo em conta os interesses do grupo para que, também, fosse uma estratégia dinâmica que proporcionou o desenvolvimento de competências para que o grupo se tornasse mais unido e atento. Para este processo foi fundamental o papel do adulto a fim de proporcionar às mesmas atividades de carácter mais lúdico, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. Para que todo o conteúdo apresentado seja significante, serão expostas algumas das atividades mais significativas que levaram a uma conclusão onde se reflete que os objetivos esperados foram alcançados. Pois, ao longo do período da prática pedagógica foi possível, através de estratégias de avaliação adequadas à educação pré-escolar, verificar um progresso significativo em todas as áreas de conteúdos, sobretudo na Expressão Dramática onde as crianças adquiriram competências que foram de encontro ao que se era esperado alcançar.