Author(s):
Marques, Ana Raquel Machado
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8824
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Perturbações do Espetro do Autismo; Metodologia TEACCH; Inclusão; Autism Spectrum Disorders; TEACCH Methodology,; Inclusion
Description
O presente estudo teve como tema Conhecer o Contributo das Unidades de Ensino Estruturado (UEE), para o Desenvolvimento Global da Criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) cujo objetivo foi Compreender como a Metodologia TEACCH contribui para o desenvolvimento global das crianças com PEA, nomeadamente a nível da autonomia, da comunicação e da socialização. A Dissertação apresentada encontra-se dividida em duas partes: Parte I – Enquadramento Teórico, onde foi feito uma pesquisa bibliográfica que serviu de suporte ao trabalho. Parte II – A Metodologia desenvolvida na prática. Apresentação, Análise e Discussão dos Resultados; Conclusões, Sugestões de Melhoria e Bibliografia. Neste contexto, estudámos e observámos numa UEE a metodologia TEACCH aplicada numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram observados e as rotinas e comportamentos dos alunos com PEA, as suas dificuldades, as suas evoluções e aquisições. Paralelamente, entrevistámos os professores de Educação Especial que com eles trabalharam. Os participantes neste estudo foram as seis crianças com PEA que frequentam a UEE e os professores de Educação Especial que nela trabalham. A recolha de dados foi feita através de observações na Sala TEACCH e da realização de entrevistas semi-estruturadas aos professores. Foram apresentados e analisados os dados obtidos e retiraram-se conclusões dos mesmos. Como resultado principal podemos afirmar que a metodologia TEACCH contribui para o desenvolvimento das crianças com PEA ajudando-as a ser mais autónomas e mais integradas no mundo que as rodeia.
The theme of the present study was to Know the Contribution of the Structured Teaching Units (STU) to the Global Development of the Child with Autism Spectrum Disorder(ASD), whose main goal was to Understand how the TEACCH Methodology contributes to the global development of children with ASD, specifically at the autonomy, communication and socialization levels. The presented Thesis is divided into two parts: Part I – Theoretical Context, in which it was made a bibliographical research that was the foundation of the essay. Part II – The Methodology developed in practice. Presentation, Analysis and Discussion of the Results; Conclusions; Improvement Suggestions and Bibliography. In this context, we studied and observed in a STU the Methodology TEACCH applied in a 1st cycle School. The routines and the behaviours of the pupils with ASD were observed, their difficulties, their evolutions and acquisitions. At the same time, we interviewed the Special Education Teachers who worked there. The data gathering was done through observations in the TEACCH room and through the conduction of semi-structured interviews to the teachers. The obtained data were presented and analysed and conclusions were drawn from those data. As a main result, we can state that the TEACCH Methodology contributes to the development of the children with ASD, helping them to be more autonomous and more integrated in the world that surrounds them.