Document details

Implementação do sistema de gestão da qualidade perspectivando a integração do ambiente e da segurança:Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Empresa XYZ, Lda.

Author(s): Vilar, Cátia Sofia Nunes

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/8988

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Qualidade; Sistemas de Gestão da Qualidade; Abordagem por Processos; Satisfação do Cliente; Quality; Quality management systems; Process approach; Customer satisfaction


Description

A implementação de sistemas de gestão da qualidade constitui nos dias de hoje uma vantagem competitiva para as empresas, na medida em que se torna um critério diferenciador e/ou um patamar de igualdade perante a concorrência do mercado. A necessidade de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade sentida pelas organizações, deve-se ao facto de muitas pequenas e médias empresas serem fornecedoras de grandes organizações impondo como requisitos a implementação de sistemas de gestão para a boa continuidade das relações comerciais. Em muitos casos implica não só a implementação como a posterior certificação. O objectivo deste trabalho de projecto final de mestrado é desenvolver o processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na empresa XYZ Portugal Lda. baseado na norma NP EN ISO 9001:2008. A metodologia adoptada seguiu a seguinte estrutura, inicialmente foi identificada a necessidade de estudar a situação da empresa face ao referencial normativo ISO 9001. A partir deste ponto foi possível avaliar as praticas desenvolvidas e os requisitos da norma, permitindo avaliar as acções necessárias à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Foi também estudado todo o processo desenvolvido, desde a consulta do cliente à prestação do serviço, revelando-se fundamental para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na abordagem por processos, conforme recomenda a norma. A empresa XYZ Portugal Lda., com a implementação do presente projecto, assumiu uma nova postura face ao mercado nacional e internacional, adquirindo a percepção do funcionamento, a clarificação e sistematização do seu sistema documental, tendo corrigido situações, fortalecendo a ligação com todas as partes interessadas.

The implementation of quality management systems is nowadays a competitive advantage for companies, to the extent that it becomes a criterion of differentiation and/or a level of equality in the face of competition in the market. The need for implementation of a QMS felt by organizations, dues to the fact that many SMEs to be suppliers of large organizations by imposing requirements as to implementation of management systems for good continuity of trade relations. In many cases implies not only the implementation as the subsequent certification. The objective of this work is to develop the process of implementing a quality management system in XYZ Portugal Lda based on norm NP EN ISO 9001: 2008. The methodology adopted follows the following structure, initially it was necessary to study the situation of the company in accordance with the normative reference ISO 9001. From this point it was possible to assess the practices developed and the requirements of the standard, allowing the evaluation the necessary actions for the implementation of the QMS. It was also studied the whole process developed, since the query from the client to the completion of the service. XYZ Portugal Lda, with the implementation of this project, has taken on a new attitude towards national and international market, acquiring the perception of the functioning, the clarification and systematization of its documentary system, having fixed situations, strengthening the connections with all the interested parties.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tomé, João Boléo
Contributor(s) Vilar, Cátia Sofia Nunes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents