Document details

Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Dos valores sociais ao valor das palavras

Author(s): Frazão, Joana Patrícia Barreiros

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9024

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Valores Sociais; Valor das Palavras; Cidadania; Interpretação de Enunciados; Metodologias; Competências


Description

Este relatório aborda duas grandes problemáticas, as quais se traduzem na abordagem aos valores sociais, no âmbito da valência em Pré-Escolar, e na procura da determinação do real valor/alcance das palavras, na valência de 1.ºCiclo. Começando pela abordagem aos valores sociais, esta traduziu-se num conjunto de etapas, as quais visaram, numa primeira fase, a obtenção de dados. Tal “colheita” de informação foi realizada através da observação, tanto em sala de aula, como no recreio, e traduzia-se na verificação das relações entre as crianças, entre as crianças e a educadora, ou a estagiária, e entre as crianças e auxiliares. A segunda fase passou pela criação de um projeto que visava abordar a referida temática. A esse projeto foi dado o nome de “Saber Viver Comigo e Com os Outros”, tendo este sido constituído por um conjunto de atividades que visavam despertar as necessidades, não apenas a nível individual, mas também de grupo, e o desenvolvimento pessoal de cada criança com base em diversas experiências, numa perspetiva de promover a cidadania. Relativamente à temática do valor das palavras (em sentido lato), começámos, numa primeira fase, com a recolha de dados mediante observação em contexto de sala de aula. Desses dados foi percetível que, de uma maneira geral, as crianças tinham dificuldades na interpretação de enunciados, nem sempre conseguindo compreender aquilo que lhes era pedido e não conseguindo estruturar corretamente as respostas. Tendo em conta que este grupo de crianças do 4.º ano (1.ºCiclo) transitaria, normalmente, no ano seguinte, para o 2.º Ciclo, decidimos realizar um questionário para diagnosticar mais algumas das dificuldades/receios que os mesmos sentiam. Desta forma, trabalharíamos a temática do valor das palavras, ao mesmo tempo que trabalhávamos outras questões relacionadas com a transição para o 5.º ano. Posto isto, foram realizadas um conjunto de atividades relativas aos conteúdos programáticos de 4.º ano, com as quais visávamos incidir sobre o valor das palavras e a transição para a etapa escolar seguinte. Suplementarmente, tentámos ir enquadrando algumas metodologias adequadas a alunos de 5.º ano como forma de preparar o grupo para a referida transição.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Luísa; Figueira, Joana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents