Document details

Relatório de estágio do ensino da prática supervisionada. Da pintura à interpretação da leitura

Author(s): Marujo, Vera Mónica da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9025

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Expressão Plástica; Língua Portuguesa; Preschool; Primary Education; Fine Arts; Portuguese Language


Description

O presente relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionada I e II do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Educação e Ciências. Este divide-se em dois momentos: primeiramente o Pré-Escolar e seguidamente o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Representa o culminar do trabalho realizado durante a prática pedagógica no Pré-Escolar numa sala de crianças com cinco anos de idade, dentro do Instituto Superior Técnico onde existe o jardim-de-infância APIST (Associação de Pessoal do Instituto Superior Técnico). O estágio no 1.ºCiclo do Ensino Básico ocorreu no Colégio São Tomás na Quinta das Conchas, num 4.º ano de escolaridade na região da Grande Lisboa. Apresento assim num primeiro momento os métodos e as técnicas de recolha dos dados e o tratamento destes. Seguindo para uma análise refletiva do grupo para a escolha da problemática, sendo esta a expressão plástica, onde irei identificar os objetivos desta intervenção que integrou as cinco principais áreas no âmbito da educação Pré-Escolar. No âmbito do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, faço a mesma abordagem, sendo que a problemática é a língua portuguesa, pois esta foi identificada como uma das fragilidades da turma. Este relatório visa contribuir para um conhecimento mais aprofundado do processo da aprendizagem da expressão plástica e de bons leitores/escritores. Mais à frente, irei apresentar o meu olhar reflexivo face às práticas desenvolvidas ao longo de vários meses. Para a elaboração deste trabalho procurei diversificar referências bibliográficas, consideradas pertinentes por mim e por alguns docentes.

This report fits within the curricular unit Supervised Teaching practice I and II of the Master for the Qualification for Teaching in Pre-School Education and Primary Education at, Institute of Education and Science. It is divided in two first moments; the Preschool and the Primary Education. It represents the cumination of the work done during the pedagogical practice in Pre-School with five- years-olds at APIST (Association of personnel of Instituto Superior Técnico. The pre-servise teaching in Primary Education took place at S.Thomas School in Quinta das Conchas, in a fourth grade class in the region of greater Lisbon. I present first the methods and techniques of data collection and the treatment of these. According to an analysis of the group, the intervention was in the area of the fine arts, and I identify the goals of this intervention, which. Integrated the five key areas within the Preschool curriculum. Within Primary Education, the problematic was the Portuguese language, because it was identified as a weaknesses of the class, this report aims to contribute to a better understanding of the learning process for the fine arts and for some good readers/writers. Further, I will present my look vis-à-vis reflective practices developed over several months. For the preparation of this work sought to diversify references considered pertinent for me and for some teachers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jorge, José Reis; Figueira, Joana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents