Document details

Avaliação de desempenho do pessoal docente: necessidades formativas dos professores com funções de avaliadores

Author(s): Carvalho, Rosa Maria Ferreira Matias

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9045

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Avaliação do desempenho; Supervisão; Observação de aulas; Formação de professores; Teaching practice assessment; Monitoring; Observation of lessons; teacher training


Description

O trabalho de investigação que nos propomos desenvolver enquadra-se na tipolo-gia de estudo exploratório. Pretende-se perceber como encaram os professores avaliado-res o recente modelo de avaliação de desempenho docente que tem vindo a ser imple-mentado em Portugal nos últimos anos, mais concretamente nos biénios de 2007 a 2009 e de 2009 a 2011, e identificar as necessidades de formação sentidas pelos avaliadores para o exercício das funções que lhes estão acometidas. O estudo incluirá o conjunto de professores dos ensinos básico e secundário que exerçam as funções de professor avaliador em todas as escolas situadas no concelho do Barreiro. Esta amostra, de tipo não probabilístico, é formada por seleção racional, em que os elementos da população são escolhidos por causa da correspondência entre as suas características (grupo etário, fase da carreira profissional, tipo de formação profis-sional) e os objetivos do estudo.

The research work that we intend to develop fits the type of exploratory study. The aim is to see how assessing teachers perceive the recent evaluation model of teaching performance that has been implemented in Portugal in recent years, specifically in the biennia 2007 to 2009 and from 2009 to 2011, and identify training needs felt by evaluators to perform the duties for which they are affected. The study will include the number of teachers of primary and secondary levels exercising the functions of assessing teacher in all schools in the county of Barreiro. This sample type is not probabilistic. It is formed by rational selection, in which the elements of the population are chosen because of the correspondence between their characteristics (age group, stage of career, type of training) and the study objectives.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jorge, José Reis
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents