Author(s):
Ponte, Maria Pedro Chorondo Rodrigues
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9056
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Gestão intermédia; Liderança; Trabalho colaborativo; Responsabilidade e coresponsabilidade; Práticas reflexivas; Desenvolvimento profissional; Interim management; Leadership; Collaborative work responsibility and co-responsibility; Reflective practices; Professional development
Description
O foco deste Relatório de Atividade e de Desenvolvimento Profissional recai sobre a experiencia desenvolvida ao longo da profissão de docente, explorando e investigando essencialmente o desenvolvimento uma área específica, a supervisão pedagógica. O objetivo é trazer à tona um conjunto de questões relacionadas com essa temática, analisando, sobretudo a relação entre supervisão pedagógica e coordenação de estruturas de gestão intermédia, particularmente a coordenação de grupo de educação especial. Face às novas exigência e desafios com que os coordenadores são constantemente confrontados, decidi dar ênfase aos cargos de gestão intermédia e à importância que as funções de coordenação desempenham no âmbito da liderança e da supervisão pedagógica. Na realidade, as alterações legislativas ao Estatuto da Carreira Docente têm introduzido sucessivas mudanças, quer na organização das escolas quer na atribuição de novas funções aos docentes, nomeadamente aos coordenadores de departamento e de grupo disciplinar, a quem são exigidas, cada vez mais, funções de liderança e de supervisão dos seus pares, como por exemplo a intervenção na avaliação de desempenho docente. É certo que esta reconceptualização da supervisão pedagógica se insere num novo paradigma de intervenção e ação docente que privilegia a promoção da autonomia do professor e o desenvolvimento profissional de natureza reflexiva, o que implica uma redefinição do papel do coordenador supervisor. Aponta-se também para a multiplicidade de aspetos e fatores que condicionam o exercício da supervisão e, principalmente, com a sua própria consciência enquanto pessoa, professor e aprendiz num processo cíclico de ensino/aprendizagem.
The focus of this activity and Report Professional development falls on the experience developed throughout the teaching profession, exploring and investigating essentially developing a specific area, the pedagogical supervision. The goal is to bring to light a number of issues related to this theme, analysing in particular the relationship between teaching supervision and coordination of the intermediate management structures, particularly the coordination of special education group. Faced with new requirements and challenges that engineers are constantly confronted, decided to give emphasis to middle management positions and the importance of the coordination role played within the framework of pedagogical supervision and leadership. In fact, the legislative changes to the Statute of teaching career have introduced successive changes, either in the Organization of schools either in the assignment of new functions to the teachers, including departmental coordinators and group discipline, who increasingly are required, leadership and supervisory functions of its peers, such as the intervention in the evaluation of teaching performance. Admittedly this reconceptualisation of pedagogical supervision falls within a new paradigm of teaching action and intervention that focuses on teacher autonomy promotion and professional development of reflective nature, which implies a redefinition of the role of the Coordinator supervisor. It also points to the multiplicity of aspects and factors which affect the exercise of supervision and, mainly, with its own consciousness as person, teacher and learner in a cyclical process of teaching/learning.