Document details

Relatório final de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada: a cooperação e a relação entre os pares através do trabalho de projeto

Author(s): Monteiro, Paula Cristina Cruz

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9173

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Pré-escolar; Problemática; Trabalho de projeto; Cooperação; Pedagogia diferenciada


Description

Este relatório de estágio reflete a experiência vivenciada na valência de pré-escolar, numa sala com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, que teve a duração de Outubro a Junho do presente ano letivo. Realizou-se uma contextualização da intervenção, onde se caracteriza o meio envolvente, a instituição, a sala e o grupo, com o objetivo de conhecer o grupo e detetar a problemática a trabalhar. As observações, registos e análises reflexivas realizadas ao longo da intervenção, irão dar corpo ao desenvolvimento deste relatório. Irão ser referidas as perspetivas educacionais direcionadas ao grupo, assim como a problemática desenvolvida ao longo do ano, que tem como objetivo trabalhar as relações sociais nomeadamente, a cooperação e a relação entre os pares através do trabalho de projeto. Desta forma, foram concebidas, com maior exatidão, estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas ao grupo alvo. Irá ser feita referência às atividades mais significativas em contexto de estágio, mostrando os conteúdos trabalhados em cada uma delas. Conclui-se, pelos resultados visíveis na sala de estágio, que a aplicação de uma metodologia que considere a criança e atenda às suas preferências, produz efeitos mais positivos, a criança aprende através de uma pedagogia diferenciada.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Ana; Amado, Nuno
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents