Author(s): Silva, Ana Raquel Lopes de Matos Bastos e
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9277
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Criança; Valores; Prática Pedagógica
Author(s): Silva, Ana Raquel Lopes de Matos Bastos e
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9277
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Criança; Valores; Prática Pedagógica
Entendemos que educar não é apenas transmitir informação e que, principalmente no momento em que vivemos, a Escola Inclusiva e da Cidadania, de que tanto se fala, necessita formar cidadãos conscientes, livres e ativos, que ajam fundamentados em valores. Movidos por este desafio e motivados pelas características das crianças e objetivos consignados no PEI da instituição onde realizámos o Estágio do Ensino da Prática Pedagógica Supervisionada, enveredámos por uma intervenção, na Sala dos Cinco Anos, sob a temática “Educação pelos Valores”. O aprender a ser/estar e a vivência de valores no quotidiano foram a problemática tratada ao longo destes meses de prática educativa em contexto escolar. Neste relatório demonstramos a forma como interpretámos e interviemos nesse contexto, as práticas desenvolvidas, assim como os resultados dessa nossa intervenção, traduzidos no progresso das aprendizagens e no crescimento enquanto pessoa, quer ao nível do grupo de crianças quer da própria estagiária.