Author(s): Pousa, Olga Maria
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9362
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Preparação para o parto; Competências
Author(s): Pousa, Olga Maria
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9362
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Preparação para o parto; Competências
A preparação para o parto oferece ao casal momentos de partilha de experiências, a possibilidade de um maior envolvimento do pai na preparação para o nascimento e para a parentalidade, a aprendizagem de estratégias que permitam reduzir a ansiedade e o medo relativamente ao parto e que aumentem a autoconfiança do casal. O pai tem cada vez mais um papel ativo no apoio à mulher durante o trabalho de parto e no momento do nascimento do bebé. Assim, o enfermeiro de saúde materna e obstétrica deve muni-lo de saberes e competências para que este se sinta mais seguro, motivado, capacitado para este momento e integrado no processo que deve ser vivido a três, pois é um momento único e inesquecível. Neste contexto, o objeto central deste estudo são os “Saberes e Competências do Pai com Preparação para o Parto Durante o Trabalho de Parto e Parto”. Para a realização deste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, de cariz exploratório. A amostragem selecionada por conveniência é constituída por 10 pais que participaram nas aulas de preparação para o parto, na USF Garcia de Orta e no Centro Português de Preparação para o Parto – In Útero, e que posteriormente assistiram ao trabalho de parto e parto das suas companheiras. Os dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e para a sua interpretação recorreu-se à análise de conteúdo, tendo por base de referência Bardin (2009). Da análise dos dados, emergiram seis categorias principais: expectativas, valorização da preparação para o parto, sentimentos vivenciados durante o trabalho de parto e parto, saberes adquiridos, ambiente e atitude do pai. Os resultados obtidos nesta investigação revelam que os pais procuram, através das aulas de preparação para o parto, obter informação e apoio por parte dos profissionais de saúde para que os ajudem a ter uma participação mais activa durante o trabalho de parto e parto das suas mulheres. Na sua maioria, os pais revelaram um grande interesse em participar nas aulas e na sua totalidade X consideraram as sessões formativas muito importantes, tendo nelas obtido saberes e competências que lhes permitiram ajudar as suas mulheres. Em alguns casos, referiram sentir-se preparados e menos ansiosos para o momento do trabalho de parto e parto. Este estudo revela também que os profissionais de saúde estão cada vez mais despertos para a participação do pai, facilitando e pedindo a colaboração deste em algumas tarefas. Da mesma forma, os pais consideraram que o local que lhes foi destinado no bloco de partos é o ideal e, na sua maioria, não se sentiram limitados para ajudar as suas mulheres.