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Outsourcing - Proposta de Modelo de Decisão

Author(s): Moura da Costa, Tiago José

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9412

Origin: Instituto Superior de Gestão

Subject(s): Outsourcing; Insourcing; Vantagem Competitiva; Core Competence; Analytic Network Process


Description

O Outsourcing como possível estratégia de sourcing a adotar por uma organização e em alternativa à natural estratégia de insourcing, apresenta-se nos tempos mais recentes, como uma das mais importantes e poderosas ferramentas no campo da gestão. Tendo as organizações como seu principal farol em termos da sua própria subsistência, o objetivo de ganhar e/ou sustentar a sua vantagem competitiva, existem diversos estudos e teorias económicas que referem o outsourcing como um dos principais veículos, ferramentas, para a condução de uma organização na perseguição desse objetivo. Fatores como a globalização, que provocou um encurtamento das distâncias do mundo atual, quer estas sejam as verdadeiras distâncias físicas, quer sejam as distâncias culturais, linguísticas, económicas, aliados a fatores como o crescente e rápido avanço tecnológico, entre outros, colocam às organizações, qualquer que seja o seu setor de atividade, área de negócio ou localização geográfica, novos e constantes desafios, a fim da obtenção do desiderato de ser melhor que os seus concorrentes e melhor satisfazer os seus clientes. Mais uma vez, para todos estes desafios, muitos dos estudos existentes ao nível do campo da gestão, indicam o outsourcing como a resposta mais assertiva aos mesmos.Posto isto, coloca-se a todos as questões, se o outsourcing é uma ferramenta da gestão tão importante e poderosa, porquê as organizações não adotam sempre o mesmo? ou então, porque é que certas organizações, após decidirem pela utilização do outsourcing, decidem posteriormente abandonar o mesmo? Estas são as questões, entre outras possíveis, que o presente trabalho procura responder. A fim de conseguir esse objetivo, procura-se com o presente trabalho desenvolver um modelo de decisão de sourcing, tendo como possíveis alternativas a estratégia de outsourcing e a estratégia de insourcing, e tendo subjacente à sua decisão, o estudo não somente dos benefícios que possam advir dessa decisão, mas de igual modo, os possíveis riscos daí advindos. Em virtude da decisão da adoção da estratégia de outsourcing ser na maioria das vezes uma decisão estratégica, pretende-se que o modelo de decisão desenvolvido, aquando da sua aplicação, envolva toda a organização, e a análise de fatores relacionados com o cliente, a parte financeira e os processos internos, um pouco à semelhança da ferramenta de gestão Balance Scorecard.Deste modo, o modelo de decisão desenvolvido, apresenta como seus fatores de decisão os possíveis Benefícios, Oportunidades e Riscos associados ao outsourcing e tem subjacente ao seu processo de decisão, o modelo Analytic Network Process, que recorre aos métodos de comparação e avaliação, para fazer os seus julgamentos em termos da importância, influência e probabilidade, e utilizando o conhecimento adquirido do decisor ou uma análise benefícios, custos e riscos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Álvaro
Contributor(s) Repositório Comum
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