Author(s):
Pereira Coutinho, Miguel Ramos de Castro
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9413
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Felicidade no trabalho; Motivação; Produtividade; Satisfação do Cliente; Valor Económico
Description
Nos últimos anos, verifica-se que existe, por parte das empresas, um aumento das preocupações relacionadas com a felicidade no trabalho. De facto existem cada vez mais estudos que comprovam que este ativo intangível é fundamental para o sucesso da Organização, tornando-se um fator distintivo para aumentar a competitividade da mesma. Neste contexto, pretendeu-se com este estudo estudar as implicações da felicidade no valor da empresa e no indivíduo. Para tal, foram formuladas e testadas algumas hipóteses que relacionam a felicidade no trabalho com diferentes variáveis, nomeadamente a produtividade, motivação, satisfação do cliente e valor económico. A metodologia utilizada neste projeto de investigação foi o inquérito por amostragem, direcionado a colaboradores de várias empresas. O inquérito foi enviado por correio eletrónico para contactos pré-selecionados e difundido nas redes sociais. Foram obtidas no total 130 respostas. Os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto às hipóteses formuladas, podendo afirmar-se que a felicidade no trabalho influencia positivamente a produtividade e a motivação. Verificámos também que parece não existir dependência entre a felicidade e a satisfação do Cliente e não nos foi possível concluir se o valor económico é dependente da felicidade.