Author(s): Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9434
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): preço; âncora; percepção; comportamento; consumidores
Author(s): Bonito de brito Gandra, Gonçalo Assis
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9434
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): preço; âncora; percepção; comportamento; consumidores
O preço é uma variável do marketing mix que os consumidores têm sempre em consideração no momento de uma decisão de compra. A assunção mais comum é que os consumidores comparam preços entre produtos similares de marcas concorrentes e/ou entre produtos similares dentro da gama de uma marca, usando depois essa informação para, em função de uma relação custo/benefício pessoal, formar a sua decisão de compra. O que este estudo pretende analisar é se esse referencial de preço (i.e. o valor que influencia a decisão de compra) pode ser gerado por produtos não relacionados com a categoria em análise no processo de compra pelo consumidor (e.g. o preço de um sumo engarrafado influenciar a referência de preço de um consumidor que está no processo de compra de molhos), ou seja, se existe um efeito de preço âncora entre categorias não relacionadas de produtos.