Author(s):
Calolósio, Francisca Alberta
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9442
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Cimento- Produção angolana de cimento; Política comercial do cimento; Distribuição de cimento em Angola
Description
Este trabalho versa sobre o mercado e a gestão da Indústria Cimenteira Angolana, tendo como base o estágio curricular desenvolvido na Direcção Comercial da Cimenteira Angolana, (FCKS) Fábrica de Cimento do Kwanza Sul, com a duração de 3 meses, tendo sido iniciado em Fevereiro e terminado em Abril de 2014. O mercado de cimento está em crescimento no mundo, em especial nos chamados países emergentes, como a China ou a Índia. Em Angola há um acréscimo grande desse mercado em virtude do desenvolvimento acelerado da economia proveniente da pacificação do país. Esse acréscimo começou por ser compensado por importações, designadamente da China, mas actualmente, há uma indústria nascente de cimento angolano em rápido progresso, o que levou a uma política pública de restrição de importação de cimento. As empresas que dominam o mercado angolano de cimento ainda estão limitadas por muitos custos de contexto, como dificuldades de transportes, falta de energia ou qualificação da mão-de-obra. De uma forma geral, ainda têm uma política comercial simples, quase de venda directa. Mas a evolução e a sofisticação do mercado, bem como as necessidades crescentes levarão a um maior melhoramento da política comercial, das redes de distribuição, e das apostas de marketing.