Author(s):
Aparício, Cristina Lopes
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9462
Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências
Subject(s): Educação Pré-Escolar; Cooperação; Socialização; Educação 1.º Ciclo; Aprendizagem lúdica; Jogo; Pre-school Education; Primary Education; Socialization; Playful learning; Games
Description
Este relatório insere-se no âmbito da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo. No mesmo é apresentado uma síntese da prática pedagógica desenvolvida em contexto Pré-Escolar, num grupo heterogéneo e em contexto de 1.º ciclo, numa turma do 2.º ano. No desenvolvimento dessa prática foi identificada, em ambos os grupos de crianças, uma problemática / área de intervenção prioritária, a área de formação pessoal e social, no domínio da cooperação, socialização e respeito pelo outro. Por se considerar muito importante o desenvolvimento das competências nesse domínio, procurou-se em literatura educacional soluções que contribuíssem eficazmente na formação das nossas crianças, nomeadamente nesses domínios. Nas pesquisas efetuadas encontrámos vários autores que consideram as metodologias lúdicas como estratégias promotoras do desenvolvimento cognitivo, social e moral. Contemplando a opinião de alguns autores citados ao longo deste trabalho, introduziu-se na prática desenvolvida essas metodologias, de modo a contribuir para o desenvolvimento destas competências. Apresentam-se neste relatório alguns exemplos de atividades realizadas com estas metodologias. No relato e análise das mesmas, em ambas as valências, confirma-se a importância do lúdico e do jogo na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No entanto, os resultados apurados através de instrumentos de avaliação de competências, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1.º Ciclo, não foram muito significativos ao ponto de se considerar que os jogos e as atividades lúdicas promovem o desenvolvimento de competências sociais. Contudo, considerando a abordagem teórica que aponta nesse sentido, pondera-se que a aplicação sistemática destas metodologias alcançaria resultados mais positivos. Apesar de não terem sido alcançados os resultados esperados crê-se, tal como estes autores, que estas são metodologias que devem ser adotadas.
This report pertains to Pre-school Education and Primary Education. It offers an overview of the pedagogical practice developed in a Pre-school context, with a heterogeneous group, and in the context of Primary Education, working with a second grade class. In both groups there was an identification and development of a priority intervention area, the area of personal and social education, which addressed cooperation, socialization and respect for others. Considered a very important area of development, we sought solutions in educational literature to contribute effectively in the education of our children, particularly in those areas. Several authors consider the playful methodologies as promoters of cognitive strategies, social and moral development. Contemplating the opinion of some authors cited throughout this work, we introduced in the practice developed these methodologies in order to contribute to the development of these skills. This report presents some examples of activities with these methodologies. Troughout the reporting and analysis in both education ranges, this study confirms the importance of fun and learning games for the development of the children. However, the results obtained by instruments of skills assessment, both in the Pre-school context and in Primary Education, were not significant to the point of considering that games and playful activities promote the development of social skills. On the other hand, considering the theoretical view that points in that direction, we believe that the systematic application of these methodologies could result in better outcomes. Although we have not achieved the expected results, it is believed, as these authors do, that these methods should be adopted.