Author(s): Carvalho, Fernanda Marlene
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9467
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Enfermeiros; Satisfação profissional; Cuidados de saúde primários
Author(s): Carvalho, Fernanda Marlene
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9467
Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Subject(s): Enfermeiros; Satisfação profissional; Cuidados de saúde primários
Os recursos humanos são um dos principais ativos das organizações de saúde. Para alcançar o sucesso qualquer organização deverá valorizar o capital humano. As organizações de saúde deverão criar condições que promovam a satisfação profissional e por conseguinte a qualidade e a segurança dos cuidados. Com este estudo de investigação pretendeu-se perceber quais são os fatores que estão associados à satisfação profissional dos enfermeiros e de que forma estes se relacionam entre si. Para tal, recorreu-se ao Instrumento de Avaliação da Satisfação Profissional (IASP) e este foi aplicado a uma amostra aleatória constituída por enfermeiros que exercem funções num dos ACeS da região norte. Comparando a satisfação profissional entre os enfermeiros que exercem funções em Unidades de Saúde Familiar (USF) e os que trabalham em Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) não se verificaram diferenças estatísticas significativas. Na amostra em estudo também não se verificaram diferenças significativas na satisfação dos enfermeiros considerando os fatores sociodemográficos (género, idade, formação académica e situação familiar). Por último, comprovou-se a existência de correlações fortes positivas bastante significativas entre a satisfação com o local de trabalho e as facetas local de trabalho e equipamento, superior hierárquico, características laborais, recursos humanos, vencimento e órgãos de gestão. A faceta caraterísticas laborais é a que apresenta uma maior força de correlação, por outro lado a faceta vencimento apresenta a menor correlação. Os resultados encontrados sustentam a ideia de que a satisfação profissional é um fenómeno complexo, possuindo diversas facetas.