Document details

Contribuição do trabalho colaborativo entre docentes de educação especial/ensino regular para a inclusão de alunos com perturbação do espectro autista

Author(s): Morgado, Sandra Cristina Constantino

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/9473

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Perturbação do Espectro Autista; Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Especial; Ensino Regular; Trabalho colaborativo; Autism Spectrum Disorder; Inclusion; Inclusive Education; Special Education; Regular Education; Collaborative work


Description

O presente estudo pretende contribuir para a reflexão acerca das perceções que docentes de Ensino Regular e de Educação Especial exprimem no âmbito do seu trabalho colaborativo, quando se procura materializar a inclusão escolar de alunos com Perturbação do Espectro Autista. Neste contexto, procura encontrar, nas suas práticas, indicadores que as permitam descrever no âmbito do trabalho colaborativo, e de que forma estas se materializam durante a prática pedagógica, assim como referir os constrangimentos e potencialidades que encontram na materialização destas práticas. A metodologia de investigação centra-se num estudo de caso, de natureza qualitativa, procurando estudar em maior profundidade as perceções dos participantes no estudo, em que seis docentes (três do Ensino Regular e três de Educação Especial) constituem a amostra por conveniência que está na sua base. Uma característica comum, no âmbito da sua atividade profissional, consiste em desenvolverem a sua atividade profissional com alunos que são detentores de Perturbação do Espectro Autista. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semidiretivas e de observação, com o objetivo de descrevermos as modalidades de trabalho colaborativo entre estes docentes, e de que forma estas contribuem para a inclusão de alunos com Perturbação do Espectro Autista em ambientes escolares. Entre as suas conclusões, podem salientar-se as diferentes visões que docentes de Ensino Regular e de Educação Especial manifestam acerca do processo de inclusão daqueles alunos, situando-se os primeiros mais incisivamente numa ótica de integração escolar, enquanto que os segundos apresentam discursos mais próximos de referenciais de educação inclusiva. Foi possível também constatar que as práticas de integração divergem e são percecionadas de forma diferente entre os docentes do Ensino Regular de acordo com o foco que consideram relevante (aluno ou prática docente) e entre os de Educação Especial de acordo com o nível de influência que exercem nas atividades dos alunos (mais proactiva ou mais passiva).

This study aims to contribute to the reflection on the perceptions that teachers from Regular Education and Special Education expressed within the collaborative work they undertake, when looking to materialize school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. In this context, aims to find, in the practices of these teachers, indicators to describe them regarding collaborative work, and how these are materialized during teaching practice, as well as the constraints and potentials noted by these teachers in the materialization of these practices. The research methodology is focused on a case study of a qualitative nature, seeking to study in greater depth the perceptions of the participants in the study, in which six teachers (three from Regular Education and three from Special Education) constitute a convenience sample. A common feature in the context of their work is that they develop their professional activity with students who are holders of an Autism Spectrum Disorder. Data were collected through open interviews and observation, aiming to describe the working collaborative practices between these teachers, and how these contribute to the inclusion of pupils with Autistic Spectrum Disorder in school environments. Among the findings of our study, may be noted the different views that teachers from Regular Education and from Special Education manifest on the process of inclusion of students, standing more pointedly in the first case school integration, while the second feature closest referential discourses of inclusive education. It was also possible to note that the practices of integration differ and are perceived differently between Regular Education teachers according to the focus that they consider relevant (student or teaching practice) and among teachers of Special Education in accordance with the level of influence that the activities of students (more proactive or more passive).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Saldanha, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents