Document details

Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira

Author(s): Viveiros, Tânia Raquel Carvalho

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1238

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Ciências da educação; Investigação-acção; Aprendizagem ativa; Aprendizagem significativa; Sistemas educativos; Crianças; Ação pedagógica; Prática pedagógica; Trabalho de grupo; Atividades cooperativas; Necessidades educativas especiais; Trabalho de projeto; Intervenção pedagógica; Infantário O Carrocel; Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira; Estágios pedagógicos; Educação Pré-escolar; Ensino Básico 1.º Ciclo; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Camacho, Maria José de Jesus
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents