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Um estudo etnográfico sobre o programa Travessia a luz da inovação pedagógica

Author(s): Magalhães, Eva Jarina Monteiro de Oliveira França

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1587

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Estudo de caso etnográfico; Programa Travessia; Prática pedagógica; Inovação pedagógica; Ethnographic case study; Travessia program; Pedagogical practice; Pedagogical innovation; Ciências da Educação - Inovação Pedagógica; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente estudo tem como objetivo compreender se as práticas docentes inserem-se na linha de pesquisa da inovação pedagógica do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do programa Travessia Fundamental. Este programa utiliza a metodologia de telecurso que se destina à aceleração da aprendizagem dos alunos com distorção idade/série e é aplicado numa sala de aula da Escola Estadual São Judas Tadeu. Esta pesquisa apresenta uma contribuição substancial ao campo da inovação pedagógica por meio da investigação vivenciada de forma singular, realizada no período de fevereiro a julho de 2013. Neste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, utilizando o estudo de caso e seus recursos, como: entrevista semiestruturada, questionários, observação participante, observação direta, conversa informal e análise documental. Ao longo da pesquisa, buscaramse subsídios substanciais para o embasamento teórico nos estudos de Triviños, Yin, Hammersley e Atkinson, Gomes, Fino, Toffler, Sousa, Freire, Piaget, Vygotsky, entre outros. Através da investigação, foi possível identificar que as práticas docentes mostram-se inovadoras, haja vista que a construção do conhecimento dos alunos no ambiente educativo acontece de forma interativa, reflexiva e dialética, que são prerrogativas da inovação pedagógica. Em suma, esta caminhada investigativa pretendeu trazer à luz as nuances do que acontece no ambiente da sala do referido programa em relação às práticas educativas, apontando as práticas pedagógicas inovadoras como algo possível de ser realizado.

This study aims to understand whether the teaching practices are part of the line of research of pedagogical innovation of the teaching-learningprocess of students and teachers of "Travessia Fundamental" Program. This program uses the telecourse methodology that is intended to accelerate the learning of students with age/grade distortion and is applied in a classroom of the São Judas Tadeu State School. This research presents a substantial contribution to the field of pedagogical innovation through the experienced research in a singular way, heldin the period from February to July 2013. In this work, it was opted for the qualitative research of ethnographic approach, using the case study and its resources, such as semi-structured interviews, questionnaires, participant observation, direct observation, informal conversation and documental analysis. During the research, substantial subsidies were sought to the theoretical basis in the studies of Triviños, Yin, Hammersley and Atkinson, Gomes, Fino, Toffler, Sousa, Freire, Piaget, Vygotsky and others. Through investigation, it was possible to identify that the teaching practices are innovative, given that the construction of knowledge of the students in the educational environment happens in an interactive, reflexive and dialectic way, which are prerogatives of pedagogical innovation. In short, this investigative walkintended to bring out the nuances of what happens in the room environment of the program in relation to educational practices, pointing out the innovative pedagogical practices as something possible to be realized.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Fernando Luís de Sousa; Silva, Rejane Dias da
Contributor(s) DigitUMa
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