Document details

Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Author(s): Pimenta, Cláudio Rúben Santos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1674

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Escola; Estágio pedagógico; Educação física; School; Teaching practice; Physical education; Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

O presente relatório de estágio pedagógico (EP) tem por objetivos descrever, refletir e fundamentar as opções e escolhas tomadas nas atividades previstas nas linhas programáticas do EP: (1) prática letiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar (3) atividades de integração no meio; e (4) atividades de natureza científicopedagógicas. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o letivo 2011-2012, num núcleo de estágio composto por 4 estagiários. A componente prática letiva integrou a gestão do processo ensino-aprendizagem desenvolvida em turmas do 3º ciclo e em turmas do Secundário pertencentes aos cursos profissionais, e a assistência a aulas (um processo que se expandiu durante todo o ano letivo e que foi efetuado a todos os colegas de estágio durante vinte e uma aulas). A atividade de intervenção na comunidade (I Olimpíadas Brazão de Castro) procurou criar um contexto favorecedor da prática de atividade física no seio da comunidade escolar, alertando para a problemática dos estilos de vida cada vez mais sedentários. As atividades de integração no meio (atividades no âmbito da direção de turma e ação de extensão curricular) permitiram estudar e planear as atividades pedagógicas a desenvolver durante o ano letivo com as turmas e ajudaram-nos também a melhor perceber o papel efetivo do professor numa escola. Nas atividades científico-pedagógicas, procurámos apresentar as potencialidades de uma abordagem do Futsal no contexto escolar (ação individual) e debater os modelos instrucionais no ensino dos jogos desportivos (ação coletiva). As experiências vivenciadas ao longo deste processo de EP, foram de extrema importância para a nossa formação, enquanto futuros docentes de Educação Física (EF).

This teaching practice (TP) report aims to describe, reflect and support all options and choices that have been taken in the activities planned in the TP program lines: (1) teaching practice, (2) intervention activities in the school community (3) activities of integration in school context, and (4) scientific-pedagogical activities. The TP Basic was held in the Primary School of the 2nd and 3rd cycles of Dr. Eduardo Brazão de Castro, during the 2011-2012 school year, in a core stage composed by 4 trainees. The management of the teaching-learning process, made part of the teaching practice integrated, and was developed in 3rd cycle and Secondary classes, this last one belonging to professional courses, and assistance to classes (a process that has expanded throughout the school year and that was made to all colleagues twenty-one stage during lessons). The intervention in the community activity (I Brazão de Castro Olympics) sought to create an environment that favors the practice of physical activity within the school community, warning for all the problems that are related with sedentary lifestyles. The integration activities in the middle (activities under the direction of a class action and curriculum extension) allowed to study, plan and develop educational activities during the school year with our classes and also helped us to better understand the actual role of the teacher in school. In the scientific-pedagogical activities, we tried to present the potential of an approach of Futsal in the school context (individual action) and discuss instructional models in teaching sports games (collective action). The experiences throughout this EP process, were of extreme importance to our formation as future teachers of Physical Education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo