Document details

Relatório de estágio do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básicos e secundário: Escola Básica e Secundária dos 2 e 3º Ciclos de São Roque

Author(s): Gonçalves, Sílvia Andreia Ornelas

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1675

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Actos pedagógicos; Escola; Professor; Prática pedagógica; Ensino; Actividades; Ensino-aprendizagem; Processos; Avaliação; Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Incide-se na última etapa da formação inicial de professores, nomeadamente, o estágio pedagógico, realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclo de São Roque, no ano lectivo de 2009/2010. O presente relatório relata alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial das actividades desenvolvidas. Assim, abarca as primeiras vivências e percepções associadas ao “tornar-se-professor”, relativamente a prática lectiva de duas turmas do 9º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer alguns dos maiores ganhos e dificuldades associadas a este primeiro contacto com a prática pedagógica. A acção desenvolvida na escola, pretende ir ao encontro das linhas orientadoras do Projecto Curricular de Escola. Neste sentido, a preocupação foi na adequação do processo de ensino-aprendizagem, na rentabilização dos recursos existentes e no desenvolvimento diversificado de actividades com o objectivo de formar um cidadão ajustado à realidade existente e perspectivar o futuro. Procedendo-se, numa primeira parte à contextualização da escola e no conhecimento dos currículos de ensino, parte-se para a sistematização e reflexão de alguns conceitos que foram linhas programáticas deste estágio, nomeadamente, a planificação do ensino, que repercutiu a selecção e estruturação dos objectivos e, no controlo e processo de avaliação. Esta, conteve alguns dos actos pedagógicos vivenciados, designadamente, os estilos e estratégias de ensino, bem como, os processos de ensino-aprendizagem nas matérias de ensino de Voleibol e na Ginástica Acrobática. A assistência as aulas, surge como forma de supervisão pedagógica das colegas de estágio, de forma a ajudar na sua formação, bem como a nossa, principalmente, como observadoras críticas. Outras actividades foram desenvolvidas com o intuito de conhecermos e controlarmos um conjunto de variáveis no processo de gestão e estruturação de projectos/estudos. As acções de natureza científico-pedagógicas individual e colectiva, teve como finalidade sugerir alguns conhecimentos/percepções em algumas temáticas da nossa área aos colegas de profissão. Na última parte deste relatório, expõe-se algumas conclusões e recomendações deste estágio na nossa formação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freitas, Duarte Luís; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents