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A Madeira através de gravuras - século XIX: um contributo para o seu estudo

Author(s): Rodrigues, José António de Barros

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1679

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Gravura; Arquipélago da Madeira (Portugal); História; Etnografia; Séc. XIX; Madeira (Portugal); Engraving; Madeira archipelago (Portugal); History; Ethnography; Nineteenth century; Estudos Regionais e Locais; .; Faculdade de Artes e Humanidades; Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia


Description

Ao longo do século passado, foram publicadas, com o patrocínio do Clube Rotário do Funchal, duas colectâneas que pretendiam divulgar todas as gravuras antigas do arquipélago da Madeira, conhecidas até então. A primeira dessas publicações, Estampas Antigas da Madeira: Paisagem, Costumes, Traje, Edifícios, Marinhas, surgiu em 1935, pela mão de João Cabral do Nascimento, revelando mais de duas centenas de estampas. Poucos anos depois, em 1951, foi a vez de José Leite Monteiro, em Estampas Antigas de Paisagens e Costumes da Madeira, trazer à luz outras gravuras que se encontravam esquecidas. Na consulta dos livros mencionados, verificou-se que as compilações deixaram muitas gravuras de parte, de variados assuntos como paisagens, costumes, e também de personalidades que se destacaram na vida ilhéu. Foi com esta sobra, avolumada pela descoberta de mais gravuras antigas, que se resolveu elaborar este trabalho. Assim, objectivo principal foi reunir e divulgar gravuras do século XIX madeirense, e primeiros anos da centúria seguinte, épocas em que não era possível imprimir fotografia para o papel de imprensa. Pretendeu-se também demonstrar que a Madeira foi, dentre as regiões portuguesas, uma das mais retratadas em gravuras. Essa abundância foi, em grande parte, resultado da passagem de muitos estrangeiros pela ilha. Este trabalho pretende, igualmente, divulgar as gravuras elaboradas por madeirenses. Optou-se por agrupar os assuntos em três grupos principais: Funchal; concelhos rurais; fauna e flora. Cada um desses grupos subdivide-se noutros específicos. Um texto elucidativo, revelando informações e curiosidades sobre os assuntos, antecede amostras das gravuras identificadas. Procurou-se evitar considerações estéticas sobre as gravuras, focalizando os esforços na sua identificação, nomeadamente nos seguintes aspectos: assunto, autoria, dimensão, técnica utilizada, época e procedência. A pesquisa baseouse, sobretudo, na consulta de livros, publicações periódicas e, em casos pontuais, em bases electrónicas.

Throughout the last century, were published with the sponsorship of the Clube Rotário do Funchal, two collections that they intended to show all antique prints of the Madeira archipelago, known until then. The first of those publications, Estampas Antigas da Madeira: Paisagem, Costumes, Traje, Edifícios, Marinhas, appeared in 1935, by João Cabral do Nascimento, revealing more than 200 engravings. A few years later, in 1951, José Leite Monteiro, in Estampas Antigas de Paisagens e Costumes da Madeira has revealed more prints that were forgotten. Reading the mentioned books, it was found that compilations left apart many prints of various subjects such as landscapes, customs, and also of personalities who have lived in the island. It was with this surplus, which swelled up as if was discovering more antique prints, which was prepared this work. So, the main purpose of this study was to gather and disseminate the Madeira’s engravings of the 19th century and early years of the next century, times when it were not possible photo printing to newsprint. It is also intend to show that Madeira archipelago was, among the Portuguese regions, one of the most portrayed in engravings. This abundance was effect of the trip of many foreigners to the island. This work also intends to disseminate engravings drawn by locals. This study structured the subjects into three major groups: Funchal; rural counties; fauna and flora. Each of these groups is subdivided in others specific. Before samples of the engravings identified, there is a plain text, revealing information and facts about the issues. Aesthetic considerations about the pictures were avoided. Efforts were focusing on the prints identification, in the following aspects: subject, author, size, technique, year of print and origin. The research was based mainly on consultation of books, journals and in some cases, in electronic databases.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, João Adriano
Contributor(s) DigitUMa
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