Document details

Matérias nucleares e alternativas: que potencialidades? Dança e esgrima da teoria à prática

Author(s): Silva, Marlene ; Sardinha, Roberto ; Nóbrega, Adérito ; Alves, Ricardo

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1748

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Dança; Esgrima; Educação física; Matérias nucleares e alternativas; PNEF; .; Faculdade de Ciências Sociais


Description

Com este trabalho pretendemos demonstrar até que ponto o programa nacional de Educação Física influencia o processo de aprendizagem dos alunos, quais os critérios de seleção das matérias nucleares e alternativas a abordar durante o ano letivo. Pretendemos também demonstrar que apesar das resistências que os professores possuem em relação à abordagem das Atividades Rítmicas Expressivas, enquanto matéria nuclear e à esgrima, enquanto alternativa, é possível encontrar diversas formas de realizar a lecionação sem que o professor esteja diretamente envolvido. Como agente principal do processo de ensino-aprendizagem, este deverá rentabilizar ao máximo todos os recursos disponíveis, sejam eles, materiais, temporais ou humanos. Cabe ao pedagogo utilizar toda a informação pertinente disponível para combater as insuficiências nesta área e atuar de forma adequada nas aulas de Educação Física.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents