Document details

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Rodrigues, Cristina Isabel Barros

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/1775

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Prática pedagógica; Educação Pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Crianças; Investigação-ação; Histórias; Escrita; Teaching practice; Pre-school Education; 1st Cycle of Basic Education; Children; Research-action; Stories; Writing; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis.

This internship report was carried out in order to obtain a Master degree in Pre - School Education and first cycle of basic education. The same reflects the pedagogical practice developed in the context of early childhood Education in Preschool Semi- boarding of Santa Clara and in the context of the 1st cycle of basic education at the Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Ecolar do Lombo Segundo. The report contains a theoretical corpus in which is contemplated an approach to theories that support the teaching, methodology investigation-action and methodological approaches to the pedagogical intervention. It describes the pedagogical praxis in which are discussed learning strategies carried out with children in their different valences. In both learning contexts research issues were highlighted. In the Pre-School it is underscored the usefulness of the stories in the achievement of different learning and on the 1st. Cycle of Basic Education is highlighted the promotion of writing and spelling to a 2nd year class with students at different levels of learning. The pedagogical practice of each component is presented a critical reflection that self-judges all proceedings within the praxis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brazão, José Paulo Gomes
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents