Document details

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Viveiros, Susana Marisa Alves

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/2682

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Escola; Investigação-ação; Prática pedagógica; Aprender; Pedagogia de projeto; Reflexão; School; Action research; Pedagogical practice; Learn; Project pedagogy; Reflection; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório estrutura-se em três partes essenciais que se complementam entre si. Começa-se por fazer uma análise teórica das conceções do professor do século XXI, aborda-se escola que queremos para este século e as mudanças que têm de ocorrer no paradigma do ensino/aprendizagem. Assente uma visão crítica, de abertura para o mundo, para a diversidade da realidade física e social, enriquecendo os conhecimentos e experiências do aluno, bem como a compreensão do mundo em que vive e onde está inserido. Procura-se cumprir com os princípios exigíveis de um projeto de investigação-ação abordado na segunda parte, tendo um contributo na minha prática pedagógica respeitante a duas problemáticas observadas: a promoção e estimulação da motricidade fina nas crianças da sala Pré “A” e o desenvolvimento e estímulo de competências de escrita criativa na turma do 4º B A prática pedagógica, descrita na terceira parte, reflete as aprendizagens desenvolvidas nos diferentes contextos educativos, baseou-se na pedagogia de projeto e no desenvolvimento de sequências didáticas assentes na exploração de obras literárias com recurso à interdisciplinaridade. Finaliza com uma reflexão, procurando-se discutir e refletir sobre a prática. Torna-se claro que para adquirir o conhecimento não é fundamental que todos os alunos/crianças tenham de percorrer os mesmos caminhos, mas pretendeu-se que todos se fossem tornando observadores ativos com a capacidade de investigar, descobrir, aprender e experimentar.

This report is structured in three essential parts which complement each other. We begin by doing a theoretical analysis of the conceptions of the teacher of the XXI century, we approach the school we want for this century and the changes that have to occur in the paradigm of teaching / learning. Establish a critical vision, open to the world, to the diversity of physical and social reality, enriching the student's knowledge and experiences, as well as understanding the world in which he lives and where he is inserted. It seeks to comply with the principles of an action-research project addressed in the second part, contributing to my pedagogical practice regarding two observed problems: the promotion and stimulation of fine motor skills in the children of the Pre-A room and the development and stimulation of creative writing skills in the 4th B The pedagogical practice, described in the third part, reflects the learning developed in the different educational contexts, was based on the pedagogy of design and the development of didactic sequences based on the exploration of literary works with the use of interdisciplinarity. It ends with a reflection seeking to discuss and reflect on the practice. It is clear that in order to acquire knowledge it is not fundamental that all students/children have to follow the same paths, but it was intended that everyone become active observers with the ability to investigate, discover, learn and experience.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Fernando Luís de Sousa
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents