Document details

Relatório de estágio de mestrado

Author(s): Mendonça, Susana Filipa Carvalho

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/3434

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Educação Pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Reflexão; Aprendizagem significativa; Trabalho cooperativo; Pre-school education; Elementary education; Reflection; Meaningful learning; Cooperative work; Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Faculdade de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório assume-se um compêndio sucinto das práticas pedagógicas que decorreram no âmbito da formação inicial de docentes, na vertente de Educação Pré Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em vista a construção de uma prática fundamentada, é meu intento refletir acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos inerentes à atividade docente, bem como enfatizar a parte prática, nomeadamente, os aspetos por mim considerados alvo de melhoria. Para que tal fosse exequível, recorri à metodologia de Investigação-Ação que prevê um trabalho in loco com uma turma em questão e que se desenvolve através da articulação entre a concetualização e o aprender-fazendo, ou seja, entre a teórica e a prática. Na Prática Pedagógica I foi meu intento colmatar algumas dificuldades de linguagem/comunicação evidentes no grupo da Pré 4 e, para tal, defini diversas estratégias de intervenção. O trabalho desenvolvido revelou-se extremamente pertinente, visto que os discentes foram, ao longo do tempo, partilhando com maior clareza as suas ideias, vivências e desejos através da linguagem oral. Já a Prática Pedagógica II girou em torno do manuseamento de materiais didáticos aspeto que influenciou, positivamente, a compreensão dos conteúdos abordados e aumentou a confiança dos discentes no decurso das atividades. Ademais, o recurso a esses materiais contribuiu para que os discentes encarassem os conteúdos como algo menos abstrato e que se tornam mais simples quando aprendidos através de situações concretas próximas do seu quotidiano. A Prática Pedagógica III sustentou-se no trabalho colaborativo como meio de valorizar e motivar os discentes para o processo de aprendizagem, através de atitudes de entreajuda, respeito e de partilha de conhecimentos entre os mesmos. Neste sentido, o trabalho realizado aumentou a autoestima dos alunos, sobretudo dos que apresentavam maiores dificuldades e, por conseguinte, avolumou a sua motivação para os momentos de aprendizagem.

This report is assumed to be a succinct compendium of the pedagogical practices that took place within the scope of pre-service teacher training, in the field of Pre-School Education and Elementary Education. In order of building a well-founded practice, it is my intention to reflect on the theoretical and methodological assumptions of the teaching activity, as well as to emphasize the practical dimension, namely, the aspects that I consider to be the target of improvement. For this to be achievable, I resorted to Action Design Research methods, which implies the field work with a certain class and is developed through the articulation between conceptualization and learning-by-doing, that is, between theory and practice. In Pedagogical Practice I it was my intention to overcome some language / communication difficulties evident in the Pre 4 group and, for that, I defined several intervention strategies. The work developed proved to be extremely relevant, once students were increasingly able to share their ideas, experiences, and desires with greater clarity through oral language. Pedagogical Practice II was designed around the handling of teaching materials, an aspect that positively influenced the understanding of the contents covered and increased students’ confidence during the activities. In addition, the use of these materials contributed to students perceive the contents as something less abstract and that they become simpler when learned through concrete situations close to their daily lives. Pedagogical Practice III was based on collaborative work as a mean of valuing and motivating students for the learning process, through attitudes of mutual help, respect and knowledge sharing among them. In this sense, the work carried out increased the students’ self-esteem, particularly those who had greater difficulties and, therefore, increased their motivation for the learning moments.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brazão, José Paulo Gomes
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents