Document details

Tecnologia, actividade autêntica e actividade escolar: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Brazão, José Paulo Gomes ; Camacho, Helena

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/843

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Aprendizagem colaborativa; Construtivismo; Construcionismo; TIC; Weblogs; .; Centro de Ciências Sociais


Description

Pretende-se nesta comunicação reflectir o papel da tecnologia na criação de contextos escolares baseados no construtivismo / construcionismo, bem como na potencialização de mecanismos de aprendizagem colaborativa. Inseridos numa investigação qualitativa de natureza etnográfica, desenvolvida numa escola urbana do Funchal, o investigador e a professora da sala analisam relatos da vida de uma sala de aula, numa turma do 4º ano de escolaridade, a partir do momento em que os alunos, manuseando as ferramentas tecnológicas, desenvolvem acções que não tem a ver directamente com o currículo e que o amplia. O Weblog afirma-se com espaço de comunicação entre a escola o mundo, criado e mantido pelos alunos, num claro desafio ao currículo, ampliando o espaço de actuação da escola. As implicações desta reflexão levam-nos por um lado, ao debate sobre a natureza da aprendizagem, e em específico aos mecanismos de aprendizagem colaborativa. Por outro, à forma como se concebe a incorporação da tecnologia em contextos escolares, baseados no construtivismo / construcionismo, bem como os dispositivos necessários à sua incorporação.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents