Document details

Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Assomada e no Infantário Universo dos Traquinas

Author(s): Fernandes, Laura Feliciana Barreto

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.13/896

Origin: DigitUMa - Repositório da Universidade da Madeira

Subject(s): Aprendizagem significativa; Trabalho cooperativo; Diferenciação pedagógica; Investigação-ação; Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; .; Centro de Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O mundo da educação é um vasto universo, concomitantemente povoado por experiências práticas e pressupostos teóricos que sustentam o percurso profissional de todos os que o compõem. Como tal, a conjugação destas duas realidades são imperiosas para que a prática docente culmine no sucesso das aprendizagens das crianças e no êxito profissional. Assim sendo, o presente relatório tem como finalidade principal explanar e refletir sobre um conjunto de atividades no âmbito do meu estágio final decorrente do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado nas valências de Educação de infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de cinco e sete anos, respetivamente. No documento é possível testemunhar a minha intervenção pedagógica nos contextos supracitados, sustentada pelos fundamentos teóricos elencados ao longo do trabalho. Tais pressupostos foram a pedra basilar de todo o meu percurso e é nos mesmos que revejo e defendo toda a minha prática. Uma vez que o estágio resultou da interligação da teoria e a prática, utilizei como metodologia transversal a investigação-ação baseada numa investigação qualitativa e em instrumentos de ação como a observação participante a partir da qual defini o meu processo investigativo em torno da questão: De que forma o trabalho cooperativo pode otimizar as aprendizagens e minimizar as características individualistas dos alunos do 2º B e crianças da Sala ‘Júpiter’ ?. Deste modo, desenvolvi uma série de atividades baseadas na aprendizagem cooperativa, e na metodologia de trabalho de projeto com o intuito de promover aprendizagens significativas. Tendo como referenciais estratégicos a diferenciação pedagógica, a participação e comunicação, que permitiram aos grupos o desenvolvimento de aprendizagens democráticas e ativas que culminaram na construção de uma educação globalizante.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
Contributor(s) DigitUMa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents