Document details

Para uma Diferente Aproximação ao Ensino do Projecto de Arquitectura Paisagista

Author(s): Freire, Maria da Conceição Marques

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11089

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Princípios fundamentais, arte e ciência; A arquitectura paisagista; O projecto arquitectónico; Processo projectual; Teoria do projecto; Ensino do projecto


Description

A presente tese de doutoramento centra-se no ensino de projecto de arquitectura paisagista, sendo a temática base da investigação a arquitectura paisagista, o ensino e o projecto de arquitectura paisagista. A especificidade do conteúdo humanista, artístico e técnico da arquitectura paisagista e a sua abrangência provocam, à semelhança do que acontece na arquitectura, formas distintas de pensar a formação. As abordagens utilizadas são guiados pela necessidade de ensinar o ‘saber’ e educar o ‘saber ver’, o ‘saber fazer’, o ‘saber ser’ e o ‘saber devir’, todos conceptualmente aplicados no acto projectual na arquitectura paisagista. A pesquisa envolve as estratégias, teorias e métodos de ensino tradicionalmente utilizados em estúdio e as inovações mais significativas, entretanto experimentadas. O objectivo é desenvolver uma diferente aproximação ao ensino do projecto de arquitectura paisagista./ ABSTRACT The aim of this PhD thesis is to develop a new approach to teaching landscape design. Thus, the research is focused on landscape architecture, teaching and landscape design. Like in architecture, the wide range of specific issues concerning landscape design, including humanistic, artistic and scientific principles, together with a comprehensive and holistic view, led to the need to explore new approaches in teaching. Besides the ‘knowledge’, these approaches must also to include the ‘know how to see’, the ‘know how to do’, the ‘know how to be’ and the ‘ethical knowledge’. All these variables are conceptually engaged in the process of landscape design. This research includes theories, teaching methods and strategies traditionally used in studio classes. Innovative approaches were also experimented.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Abreu, Alexandre d'Orey Cancela d'; Carapinha, Aurora da Conceição Parreira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents