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Empreendedorismo e inovação: um modelo para o sector serviços

Author(s): Carvalho, Luísa Margarida Cagica

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11126

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Empreendedorismo; Inovação; Sector serviços; Tipologias de inovação; O processo inovador; Entrepreneurship; Service sector; Innovation


Description

Os temas empreendedorismo e inovação tornaram-se omnipresentes, sendo abordados por vários intervenientes a vários níveis e em todo o mundo. O sector dos serviços tornou-se num dos sectores com maior potencial de crescimento e no que mais contribui para a criação de emprego e de riqueza nas economias ocidentes. Neste contexto, o estudo do empreendedorismo e da inovação no sector dos serviços assume particular relevância. A juventude do tema determina a escassez de estudos, sobretudo de natureza empírica e constitui um desafio à investigação. Deste modo, a presente investigação tem como preocupação o estudo e reflexão do processo empreendedor/inovador no sector dos serviços, procurando responder a um conjunto de questões de natureza teórica sobre a possibilidade de identificar modelos explicativos deste fenómeno. Assim, pretende-se organizar a literatura disponível sobre o assunto e partir dessa revisão moldar modelos que permitam o estudo do empreendedorismo e inovação no sector dos serviços, considerando o desenvolvimento de estudos empíricos originais que permitam responder a questões e lacunas identificadas na literatura sobre empreendedorismo e inovação. Os estudos empíricos realizados recorrem à base de dados do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 111) de Portugal, para através de uma análise multivariada de dados baseada na aplicação de modelos de regressão logística testar um conjunto de hipóteses,nomeadamente, as diferenças entre a indústria e os serviços, o empreendedorismo nas empresas jovens, a relação entre inovação e dimensão, e a inovação no sector dos serviços atendendo às tipologias de inovação no serviço, no processo e organizacional. Apresenta-se, ainda um estudo empírico baseado numa amostra de empresas recolhida em Portugal, pertencentes ao comércio, à hotelaria e turismo e aos serviços de apoio às empresas que pretende considerar o fenómeno ao nível da empresa, e que aplicará um modelo de análise multivariada recorrendo ao Modelo Integrado. As conclusões revelam um conjunto de tendências e abrem novas perspectivas para a investigação sobre este tema. /ABSTRACT - The twin themes of entrepreneurship and innovation are today omnipresent at various levels invoked and applied by diverse actors from firms to policy makers. It is generally well known that the service sector holds the biggest potential for growth and contribution to job creation and wealth creation in the developed economies. In this context the study of entrepreneurship and innovation in services hold special relevance, given the difficulty in understanding and defining different aspects, as well as paucity of data that poses a challenge to researchers, which in turn explains the relatively little research output in this area. The present study has as its principal focus the entrepreneurial and innovation process in the service sector, attempting to respond to a set of questions of theoretical nature as well as coming up with some models that try to explain this process. We first study and present available literature on entrepreneurship and innovation in services which then enables us to analyze and present models that permit empirical application of a set of questions. The empirical studies use data from two sources, first applying the data base of the Community Innovation Survey (CIS III) for Portugal, using multivariate data analyses based on the application of logistical regression analyses to test a set of hypotheses with regards to innovation, including whether there are any differences between the service and the industrial sector, entrepreneurship in terms of the age of firms, firm scale and innovation and. other related questions. Additionally we also conduct a more micro study based on firm data that we collected in the commerce, hotels and tourism and business services, where we perform multivariate analyses to the data applying the Integrated Innovation Modal. The concluding remarks reveal some trends and new perspectives about innovation and entrepreneurship research.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Sarkar, Soumodip
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