Author(s):
Carujo, Alexandra Isabel Caçador
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11196
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Conceções; Ensino; Educação inclusiva; Perturbação do espectro do autismo; Conceptions; Teaching; Inclusive education; Autism spectrum disorder
Description
A Educação Inclusiva tem vindo progressivamente a afirmar-se como uma questão fundamental no plano dos direitos humanos, referida em inúmeras declarações e convenções internacionais. O presente estudo visa conhecer e analisar as conceções dos professores de 1ºCiclo, relativamente à inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, no Ensino Regular, assim como a conceção de criança com PEA, suas barreiras, facilitadores e intervenção educativa. Os dados recolhidos através da realização de entrevistas foram analisados, quantitativamente e qualitativamente, com recurso à análise de conteúdo e análise de ocorrências. Os resultados indicam que a inclusão de crianças com PEA na sala de aula regular, é entendida como benéfica para o seu desenvolvimento mas encarada como difícil. Destacam–se como facilitadores a interação social com os pares, a aceitação da diferença e o desenvolvimento de valores. Como barreiras à inclusão de crianças com PEA, os professores consideram as suas próprias características e o seu efeito na turma (professores e alunos) e aspetos ligados à organização do sistema educativo; Abstract: See the difference: Perspectives of an Inclusive Education for children with Autism Spectrum Disorder The Inclusive Education has progressively assert itself as a key issue in terms of human rights, referred to in numerous international declarations and conventions. The present study aims to understand and analyze the concessions from teachers of 1st cycle (Primary School), concerning the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder, in Regular Education, as well as the conception of a child with PEA, your barriers, facilitators and educational intervention. The data collected through interviews were analyzed, quantitatively and qualitatively, using content analysis and analysis of occurrences. The results indicate that the inclusion of children with PEA in the regular classroom, is perceived as beneficial for their development, but faced with difficult. Stand out as facilitators social interaction with pairs, the acceptance of difference and the development of values. As barriers to the inclusion of children with PEA, teachers consider their own characteristics and their effect on class (teachers and students) and aspects related to the Organization of the Educational System.