Document details

O papel do gestor escolar na qualidade da escola pública: um estudo de caso no bairro da Marambaia

Author(s): Braga, Isolda Brasil

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11474

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Gestão; Gestor escolar; Qualidade; Organização; Escola pública; Management; School management; Quality; Organization; Public school


Description

Este estudo teve como objetivo compreender o papel do gestor escolar na busca do alcance da qualidade em escolas públicas do Estado do Pará, enfatizando e otimizando a sua função como profissional fundamental ao serviço da educação. Para tal foram formulados como objetivos específicos: 1. Identificar as dificuldades vivenciadas pelos gestores escolares. 2. Verificar se a atuação do gestor escolar encontra-se pautada no planejamento. 3. Evidenciar a importância e a necessidade de uma atuação dinâmica do gestor escolar. O estudo transcorreu em quatro das dez escolas estaduais e conveniadas que fazem parte da UNIDADE SEDUC NA ESCOLA - USE 8, localizada no bairro da Marambaia, em Belém do Pará. Foram informantes quatro dos dez gestores escolares das escolas que compõe esta USE, e um percentual de 30% dos professores das mesmas escolas, totalizando vinte e sete professores pesquisados. A metodologia utilizada na investigação é de abordagem qualitativa, adotando os pressupostos do estudo de caso; foram realizadas entrevistas com os gestores escolares, bem como aplicação de questionário aos professores das escolas pesquisadas. Este estudo mostrou-nos que os gestores escolares têm lugar importante; no entanto, ainda existe uma falta de clareza das atribuições próprias do gestor escolar que elevam suas competências para além das burocráticas; é necessário que mudem alguns paradigmas e se submetam a uma renovação permanente em termos de definição de sua missão, assim como a organização das ações na busca constante de sua identidade, para que estes compreendam uma nova lógica que venha nortear o fazer pedagógico; ### TITLE:The function of the school manager in the quality of public school: a case study in the neighborhood of Marambaia ABSTRACT: This study aimed to understand the function of the school manager in the search of reach quality in the public schools of the State of Pará , emphasizing and enhancing his/her function as a key professional in the service of education. To this end, we formulated the following objectives: 1. Identify the difficulties experienced by school managers. 2. Check if the actions of the school manager is guided in planning. 3. Enhance the importance and need for a dynamic performance school manager . The study passed in four of the ten state schools and cooperation agreements that are part of SEDUC UNIT AT SCHOOL - USE 8 , located in the neighborhood of Marambaia in Belém of Pará informants were four of the ten school managers of the schools that make up this USE , and percentage of 30 % of teachers in the same schools, totaling twenty-seven teachers surveyed . The methodology used in the research is a qualitative approach , adopting the assumptions of the case study , interviews were conducted with school administrators , as well as a questionnaire to the teachers of the schools surveyed . This study showed us that school managers have a important position , however , there is still a lack of clarity in the attributions of school manager that elevate their skills beyond the bureaucratic , it is necessary to change some paradigms and submit them to a constant renewal in terms of defining its mission , as well as the organization of actions in constant search of their identity , so that they understand a new logic that will guide the pedagogical practice .

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents