Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta

Author(s): Cambeiro, Joana Margarida Malarranha

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/11573

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Aprendizagem no pré-escolar; Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico; Conexões matemáticas; Modelação matemática; Prática de ensino supervisionada; Learning in preschool; Learning in elementary school; Mathematical connections; Mathematical modeling; Supervised teaching practice


Description

O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado de uma investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), através de estudo teórico e observação/intervenção desenvolvida no pré-escolar e no 1.º Ciclo do ensino básico, tendo como foco o desocultar da Matemática à nossa volta. Os meus grandes objetivos são de compreender de que modo as crianças se apercebem da matemática à sua volta, de que modo a usam para se relacionarem com a realidade e como se pode promover o desenvolvimento de conexões entre a matemática e a realidade por parte das crianças. Assim, as questões que me orientaram foram: de que modo as crianças relacionam a matemática com a realidade e identificam as conexões, de que modo as crianças percorrem o ciclo de modelação matemática, as ideias e interpretações que as crianças criam sobre a matemática e a realidade e as ideias e interpretações que a educadora e professora têm da matemática com a realidade. Para conseguir os dados que pretendia, segui uma metodologia de investigação sobre a própria prática com o intuito de programar, conduzir e refletir sobre as minhas intervenções com as crianças no que diz respeito ao tema em estudo. Analisei as produções dos alunos para identificar conexões e caracterizar como percorrem o ciclo de modelação matemática. Entrevistei crianças e a educadora e professora para auscultar as suas perspetivas sobre a relação da matemática com a realidade. Conclui que as crianças desde cedo podem trabalhar sobre as conexões da realidade com a Matemática, aproveitando os contextos da vida real, e que elas conseguem dar sentido à Matemática dessa forma, estando a educadora e professora cientes dessa importância; Report of Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Unveiling the mathematics around us Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) is the result of an investigation conducted along the Supervised Teaching Practice (STP), through theoretical study and observation / intervention developed in preschool and elementary school, focusing on unveiling the mathematics around us. My major goals in this study are to understand how children are aware of the mathematics around them, how they use it to engage with reality and how it can promote the development of connections between mathematics and reality. The questions that oriented the study were: How do the children relate math with reality and identify the connections? How do the children run around the cycle of mathematical modelling? What are the perspetctives that the children have about the relation between mathematics with reality? What are the perspetctives that the educator and the teacher have about the relation between mathematics with reality? I followed a methodology of researching my own practice in order to plan, conduct and reflect a teaching experience focused on the theme of my interventions with the children, in wich I collected many data that I analysed. I concluded that children from an early age can work on the connections between reality and mathematics, taking advantage of the real-life contexts, and that they can make sense of mathematics. The educator and the teacher are aware of this importance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents