Document details

Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas

Author(s): Pires, Rute Alexandra Pereira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/12038

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; interação adulto-criança; Prática de ensino supervisionada; Preschool; 1 cycle primary school; Adult-child interaction; Supervised teaching paractice


Description

O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Folque, Maria da Assunção da Cunha
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents