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Transição para o mundo do trabalho de pessoas portadoras de perturbação do espectro do autismo

Author(s): Martins, Raquel João Trindade

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/12325

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Desenvolvimento de carreira; Transição para o mundo do trabalho; Perturbações do espectro do autismo; Influência parental; Career development; Transition to the working world; Autism spectrum disorders; Parental influence


Description

O presente estudo centra-se no desenvolvimento e vocacional e na transição para o mundo do trabalho de jovens com perturbações do espectro do autismo. Tem por principal objetivo analisar a perceção dos pais sobre esse momento do desenvolvimento de carreira dos seus filhos. Foi utilizada uma amostra de dez elementos, com idades compreendidas entre os trinta e sete e os quarenta e sete anos, predominantemente do género feminino, com habilitações académicas entre nono ano e uma licenciatura. Aos participantes foi aplicada uma entrevista semiestruturada cujos dados foram avaliados a partir da metodologia de análise de conteúdo. A análise foi realizada por dois investigadores que procuraram consenso ao nível das categorias e subcategorias analisadas. Os resultados evidenciam que os pais dos jovens com perturbação do espectro do autismo procuram a felicidade dos seus filhos. Para tal promovem todo o tipo de atividades que lhes possibilitem uma socialização primária e secundária positiva. No entanto, têm igualmente consciência dos obstáculos com que se deparam os seus filhos futuramente, e tentam por isso ser o seu grande suporte na vida; Transition to the World of Work Persons with Autism Spectrum Disorder ### Abstract: The present study focuses on the vocational development and schoool-to-work transition of youngsters with autism spectrum disorders. Its main objective was to analyze the perceptions of parents about this career challange. A sample of ten participants aged between thirty-seven and forty-seven, predominantly females, with academic qualifications between nine grade and degree were interviwed. The data from the semi-structured interview was analized using content analysis. The analysis was performed by two investigators who sought consensus at the level of categories and subcategories. The results show that parents of young people with autism spectrum disorder seek the happiness of their children. In order to achieve that, they promote all types of activities to foster a positive primary and secondary socialization. However, they are conscious of the obstacles their children will face in the future and, therefore, they try o be their gratest support in life.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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