Document details

Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia

Author(s): Moreira, Soraia Naves Martins

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/12539

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Formação inicial de professores; Prática de ensino supervisionada; Ensino de português; Ensino de espanhol; Aprendizagem; Teachers initial training; Supervised teaching practice; Portuguese teaching; Spanish teaching; Learning


Description

Este relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em seis capítulos. No primeiro capítulo é feita a abordagem dos principais documentos reguladores do Espanhol e Português, bem como dos conceitos chave – currículo, programa, disciplina, avaliação, erro e falha. No segundo capítulo, elaborou-se a caracterização do contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente, a escola secundária André de Gouveia e as duas turmas, do 8º e 10º ano respetivamente. No terceiro capítulo, realizou-se a planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens. Foi feita a descrição e reflexão das aulas assistidas, bem como da avaliação das aprendizagens dos alunos referente aos testes, matrizes e critérios de correção. Elaborou-se uma súmula das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de Português. No quarto capítulo, foi elaborada a análise da prática de ensino. No quinto capítulo, especificou-se a participação do núcleo de estágio no Plano Anual de Atividades e Projeto Educativo de Escola e, igualmente, as atividades promovidas pelo núcleo de estágio de relação com o meio e de intervenção na escola. No sexto capítulo, mencionou-se o desenvolvimento profissional; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Soraia Naves Martins Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It is organized into six chapters. The first chapter discusses the documents that regulate the teaching of Spanish and Portuguese, as well as key concepts - curriculum, program, subject, evaluation, error and flaw. The second chapter describes the educational context of Supervised Teaching Practice, André de Gouveia High School and two classes of eight grade and tenth grade, respectively. The third chapter discusses planning, conducting classes and assessment of learning. Description and reflection about the observed classes are discussed, and the assessment of student learning related to testing, matrices and evaluating criteria. There is also a summary of the activities undertaken within the subject of Portuguese. In the fourth chapter, the practice of teaching is analyzed. In the fifth chapter there is a description of the participation of the trainees regarding the Annual Plan of Activities and School’s Educational Project, as well as a description of the activities promoted by the trainees regarding relationship with the community and intervention in school. In the sixth chapter professional development is discussed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents