Document details

TurmaMais: um estudo de caso sobre o sucesso/insucesso escolar

Author(s): Cruz, Teodolinda Magro da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/13035

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Sucesso escolar; Organização escolar; TurmaMais; Reagrupamento de alunos; School success; School organization; TurmaMais; Student reassignment


Description

Nos últimos 50 anos, o sistema educativo português assistiu ao progressivo alargamento da escolaridade obrigatória e universal de quatro anos de escolarização, primeiro para os seis anos em 1964, depois para os nove anos em 1986 para, finalmente, se fixar nos 12 anos a partir de 2009. Alcançada que foi, em princípios da década de 80 do século XX, a universalização acedida e sucedida da escolaridade de quatro anos, falta ainda atingir-se a universalização de acesso e de sucesso dos 12 anos de frequência obrigatória. Como resposta a esta problemática foi criado o projeto TurmaMais. Neste projeto procurou-se melhorar as taxas de sucesso através do recurso ao reagrupamento temporário de alunos e a práticas profissionais e adhocráticas (Mintzeberg, 2010) na organização escolar. Alcançado esse objetivo na sua escola matricial (Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, de Estremoz), o projeto foi alargado a cerca de seis dezenas de escolas que participaram no PMSE (Programa Mais Sucesso Escolar) entre os anos letivos de 2009-10 a 2012-13. Para este estudo de caso foi feita uma amostragem por conveniência de cinco escolas PMSE para investigação das seguintes questões: i) A tecnologia organizacional TurmaMais contribui para o aumento do sucesso escolar? ii) Os atores envolvidos no projeto TurmaMais percecionam o insucesso escolar como um facto predominantemente social, organizacional ou individual? Para responder a estas questões delineou-se uma metodologia mista de pesquisa recorrendo a técnicas de recolha de dados assentes no questionário de atitudes face ao projeto TurmaMais a alunos (n=311), na entrevista a docentes e membros da direção (n=10) e nos resultados da avaliação. Procedeu-se à análise estatística (descritiva e inferencial) dos dados recolhidos através dos questionários e dos resultados da avaliação e usou-se a análise de conteúdo nos dados das entrevistas. Os resultados do estudo apontam para um aumento das taxas de sucesso das escolas da amostra, quer face às médias nacionais, quer face ao seu sucesso histórico. Os inquiridos reconheceram a importância do projeto TurmaMais i) no aumento do sucesso escolar e da qualidade do mesmo ii) na melhoria das condições organizacionais da escola e iii) no maior comprometimento partilhado de todos os atores (alunos, pais e professores) na obtenção do sucesso escolar. Na discussão analisam-se as implicações destes resultados para a prática dos profissionais; ABSTRACT: In the past fifty years, the Portuguese educational system has witnessed the progressive extension of compulsory and universal schooling from 4 years of school, first to 6 years in 1964, then to 9 years in 1986, to finally settling at 12 years from 2009 onward. Having been reached the universalization of the 4 years of schooling in access and success in the beginning of the 80s in the twentieth century, we still lack the universalization in access and success of the 12 years of compulsory attendance. In order to address this problem, the “TurmaMais” or ClassroomPlus Project was designed. In this project we aimed to improve school success using the temporary reassignment of students and stimulating professional and adhocratic professional pratices (Mintzeberg, 2010) in school organization. Having reached this goal in its matriarchal school (Secundária/3 da Rainha Santa Isabel in Estremoz), the project was then extended to another sixty-plus schools that participated in the PMSE (Programa Mais Sucesso Escolar) between the school years of 2009-10 to 2012-13. In this case study, five PMSE schools were selected by convenience sampling to address the following questions: i) Does the organizational technology TurmaMais contribute to the improvement of school success? ii) Do the actors involved in the TurmaMais project perceive school failure as a predominantly social, organizational or an individual fact? Taking in consideration these research questions, a mixed-methods methodology was designed using data collection based on an attitudes questionnaire regarding the TurmaMais project directed at students (n=311), interviews directed at teachers and school council board members (n=10), and assessment results. Descriptive and inferential statistical analysis of the questionnaire and assessment results data were developed, and content analysis of the interview data was used. The results of the study point to an increase in the success rates for the sample schools, when compared to the national averages, and the historic averages of success. The interviewed recognized the importance of the TurmaMais project in i) the increase in school success and quality of success; ii) the improvement in the organizational properties of the school, and iii) the larger commitment shared by all stakeholders (students, parents and teachers) in the attainment of school success. In the discussion we analyze the implications of these results for professional practice.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents