Document details

Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a pertinência da literatura infantil no processo de aprendizagem

Author(s): Correia, Carla Sofia Leal

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/13051

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Literatura infantil; Educador; Participação; Envolvimento; Competências; Domínios curriculares; Children's literature; Pre-school; Teacher; Participation; Involvement; Skills; Curricular areas


Description

O presente relatório final corresponde à exposição do trabalho desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), no contexto de creche e jardim-de-infância, para a aquisição de grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este apresenta especial enfoque na prática investigativa denominada “A pertinência da literatura infantil no processo de aprendizagem” desenvolvida em ambos os contextos, e que tem como principal objetivo, compreender a importância da literatura infantil no processo de aprendizagem, mais concretamente, os contributos da literatura infantil na abordagem aos diferentes domínios curriculares e ainda, a compreensão e exposição de diferentes formas de exploração de histórias para a infância. Ao longo deste relatório pretendo assim, demonstrar a importância da exploração da literatura infantil, através do conto e exploração de histórias/poemas, enquanto instrumento capaz de promover o desenvolvimento de diferentes competências, assim como a exploração dos diferentes domínios curriculares; Abstract: "The relevance of children's literature in the learning process" This is the final report on work carried out as part of supervised teaching practice (Prática de Ensino Supervisionada - PES) at a nursery and a kindergarten, for a master's degree in Pre-school Education. It focuses on the research work entitled "The relevance of children's literature in the learning process" carried out in both contexts. The principal aim of this research was to provide an understanding of the importance of children's literature in the learning process, specifically: the role children's literature plays in the different curricular areas, and an examination and presentation of the different ways of exploiting stories for children. In this report I seek to demonstrate the importance of the exploitation of children's literature through the reading and use of stories and poems, an instrument which enables the development of different skills, as well as the exploitation of different curricular areas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents