Document details

Prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, em Ensino do Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário

Author(s): Raimundo, Neuza Sofia Saramago

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14026

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Competências; Ensino-aprendizagem; Método; Estratégia; Skills; Learning process; Teaching method; Strategy


Description

O presente relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada na área de especialização do Mestrado em Ensino do Português no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, realizado pela aluna Neuza Sofia Saramago Raimundo, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, foi elaborado com o objectivo de apresentar as práticas lectivas realizadas, nomeadamente, estratégias e métodos de ensino utilizados no processo de ensino-aprendizagem, orientações curriculares seguidas, planificação e execução de aulas, avaliação das aprendizagens dos alunos e a sua análise, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional. São, aqui, exploradas as quatro dimensões de intervenção profissional inscritas no Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei nº 241/2001, a saber: dimensão profissional, social e ética, dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida; ABSTRACT: This report refers to the Supervised Teaching Practice in the Master’s degree specialization at elementary and high school teaching of Portuguese language and teaching of elementary and high school Spanish language, made by the student: Neuza Sofia Saramago Raimundo at André de Gouveia high school of Évora. It was written in order to present school years practices, in particular, strategies and used teaching methods in the teaching-learning process, the guidelines, planning and class teaching, pupil learning evaluation and its analysis, as well as the teaching practice and professional development analysis. In here are going to be explored the four dimensions of professional intervention registered in the General Profile of Professional Performances from nursery school teachers, to elementary and high school teachers, approved by the decree nr. 241/2001, knowing: professional dimension, social and ethics, development of learning process dimension, school participation dimension community intercourse. At last the dimension of professional development during lifetime.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Mira, António Ricardo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents