Document details

A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães

Author(s): Mares, Pedro Miguel Lopes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14079

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Magalhães; TIC; Educação; Magalhães; ICT; Education


Description

Nas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”. O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. O desenvolvimento deste trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo; ABSTRACT: In the last three decades Information and Communication Technologies (ICT) have transformed the way how teachers teach and how students learn. Recently, there has been a proliferation of programs and initiatives that involve the provision of ICT at schools. Most of these initiatives are based on the one-to-one concept, as is the case of One Laptop Per Child (OLPC) and the Classmate PC. The Magalhães laptop, based in the Classmate PC, is another example of the one-to-one concept. This study aims to analyze the use of the Magalhães laptop, in the classroom and outside of school, and analyze its impact on the teaching of 1st Cycle of Basic Education students, as well as contributing to the development of their skills. The development of this research aims to give a contribution to the Portuguese education system as well to stimulate and guide future research in this study area.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Sarkar, Soumodip
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents