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O papel da filosofia na prática educativa

Author(s): Simões, Lília Sofia de Oliveira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14110

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Filosofia; Educação; Ensino; Ciência; Tecnologia; Philosophy; Education; Teaching; Science; Technology


Description

O relatório desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia e relativo à prática de Ensino Supervisionada resulta do trabalho realizado na Escola Secundária André de Gouveia, localizada em Évora, com uma turma de 11.º ano TD1, do curso tecnológico de desporto. Defende-se neste trabalho a necessidade de adaptar a prática educativa ao grupo humano a que se aplica e a importância das novas tecnologias no ensino da filosofia, ampliando as potencialidades deste muito para além das técnicas tradicionais de exposição e análise de textos. Nesse sentido se justifica o tema do programa que escolhemos desenvolver mais amplamente, uma vez que proporciona o enquadramento àquilo que foi o trabalho efectivamente realizado com a turma de desporto, que constituiu o grupo-alvo da prática lectiva Na verdade, além das referências pertinentes à totalidade do Programa de Filosofia do 11º ano, neste relatório dá-se especial atenção e trata-se com maior desenvolvimento a unidade 3. Temas/Problemas da cultura cientifico-tecnológica, opção A: “A ciência, o poder e os riscos” do capítulo IV- Conhecimento e racionalidade científica e tecnológica. Escolheu-se desenvolver este ponto do programa por se relacionar com a tese acima enunciada acerca do impacto e da importância que a ciência e as tecnologias têm na actualidade, quer na sociedade, quer na educação e, muito especialmente, no próprio ensino da Filosofia. Contudo, o relatório inclui também os restantes pontos leccionados, nomeadamente: “o que é o acto de conhecer?”; “três grandes teorias explicativas do conhecimento”; “distinção entre conhecimento vulgar ou senso comum e conhecimento científico”; “a racionalidade científica e o conceito da objectividade”, além de “a ciência, o poder e os riscos”. Sublinha-se a adaptação realizada dos conteúdos e objectivos deste capítulo ao público-alvo no correspondente nível de ensino: uma turma de 11.º ano de tecnológico de desporto. Reflecte-se, além disso, acerca de algumas temáticas pedagógicas relevantes na formação docente, com base nas leituras realizadas. Dessa reflexão extrai-se uma concepção do que significa ser professora de Filosofia, da sua dignidade, nobreza e responsabilidade profissionais na formação moral, intelectual, cultural e cívica do aluno. Ser professora não é somente ensinar, é também aprender. O professor é a ponte entre o conhecimento intelectual e o aluno curioso. Portanto, o Mestrado em Ensino de Filosofia revelou-se um excelente instrumento para quem se quer dedicar à ”arte” de ensinar, não esquecendo, que a experiência é a maior aliada da actividade docente ; ABSTRACT: - The present report was developed within the master’s degree program in Teaching Philosophy and concerns the Supervised Teaching Practice, which took place in Évora at André de Gouveia high school, along with an 11th grade class (TD1) from the technological Sports course. The report defends the urge to adapt the educative practice to the specific group in class as well as the importance of technologies for teaching Philosophy, thus broadening its potential over traditional methods of exposing and analysing texts. It is thus justified this theme under the program selected, for it substantively frames what was in fact presented and debated with the Sports course, the target-group of this teaching practice. Besides the required references to the whole program for Philosophy in the 11th grade the current report lays a special emphasis on unity 3. This unity is called Problems of Scientific and Technological Culture, option A: “Science, Power and Risks”, chapter IV – Knowledge and scientific and technological rationality. This chapter was chosen on account of its relation to the aforementioned thesis about the importance and impact of both Science and Technologies on contemporary society, on education in general and specifically on teaching Philosophy. Alongside the focus on unity 3, this report covers all the main topics in the general program: “what comes to be the knowing act”; “three capital theories to explain Knowledge”; “the distinction between common knowledge and scientific knowledge”; “scientific rationality and the concept of objectivity”, which stand side by side with the one on “Science, Power and Risks”. The sensible adaptation of contents and objectives from this very chapter to the target-group of the present teaching experience must be underlined. Finally, and based on an appropriate reading, a reflection is undertaken on the pedagogical issues relevant to the teacher’s apprenticeship. From that very reflection an utterly important picture of the Philosophy teacher is derived: her dignity, nobility and professional responsibility for the moral, intellectual and civic formation of the student cannot but be recognized. The teacher represents the bridge between the intellectual experience and the curiosity of the student. This master’s degree program in Teaching Philosophy proved itself to be an excellent tool for the one who aims to dedicate her professional life to the “art” of teaching and never to forget how experience is the ally of teaching activity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Duarte, Irene Borges; Agostinho, Maria Isabel
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