Document details

Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes

Author(s): Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/14556

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Acústica física; Psicoacústica; Acústica musical; Acústica de edifícios; Acústica de salas; Physical acoustics; Psychoacoustics; Musical acoustics; Building acoustics; Room acoustics


Description

O comportamento acústico de salas para música é um tema que tem vindo a destacar-se ao nível da engenharia nas últimas décadas. Todavia, no que diz respeito a questões musicais mais específicas, o mesmo não tem vindo acontecer. Desta forma, optou-se por realizar um estudo sobre a perspetiva dos professores de música relativamente à qualidade acústica das salas onde lecionam. Estudo esse que pretendeu aferir as características favoráveis a este tipo de salas para que na opinião dos professores privilegiassem o ensino musical. Mediante a pouca bibliografia existente, a investigação direcionou-se para uma pesquisa exploratória e descritiva. A recolha de dados foi feita através da observação e de inquéritos-questionários aos professores. Enquanto, o tratamento de dados foi estatístico e descritivo. Contudo, as diferentes sensações sonoras e os poucos conhecimentos acústicos dos professores não permitiram alcançar o objetivo principal de forma clara e precisa. No entanto, conseguiu-se verificar quais as salas existentes que melhor e pior se adaptam ao ensino musical e quais as suas tendências; ABSTRACT: ACOUSTIC BEHAVIOR OF ROOMS FOR MUSICAL EDUCATION IN ALGARVE The perspective of the various stakeholders The acoustic behavior of rooms for music is a topic that has come to prominence in engineering over the past decades. However, with regard to more specific musical issues it has not been happening . Thus it was decided to conduct a study on the prospect of music teachers regarding the acoustic quality of the rooms where they teach. This study sought to assess the favorable characteristics for this type of rooms which in the opinion of teachers favoring musical teaching. By little existing literature, research directed to an exploratory and descriptive research. Data collection was done through observation and surveys, questionnaires to teachers. While treatment data was statistical and descriptive. However, different sound sensations and the few acoustic knowledge of teachers not allowed to reach the main goal of clearly and precisely. However, we could note that the existing rooms that best and worst fits to music teaching and what their trends.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents