Document details

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: a promoção de uma educação literária

Author(s): Bento, Inês Brites

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/15001

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; Promoção de uma educação literária; Literatura de potencial receção infantil; Formação de leitores críticos e reflexivos; Fruição leitora; Pre-school education; 1º cycle of primary education; Formentation of a literary education; Children´s literature; Formation of critical and reflective readers; Joy of reading


Description

O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, no âmbito das unidades curriculares Práticas de Ensino Supervisionadas em educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as quais decorreram na Escola Básica com Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, escola sede do Agrupamento n.º 1 de Évora. A temática da investigação-ação realizada foi a promoção de uma educação literária, e o principal objetivo da mesma centrou-se em compreender de que modo se pode contribuir para a formação de leitores literários críticos e reflexivos. Neste âmbito emerge a necessidade de contextualizar a ação, assim como os contextos educativos nos quais foi desenvolvida a prática. Este documento encontra-se organizado em cinco capítulos, precedidos por uma introdução e sucedidos de uma conclusão. Num primeiro capítulo consta a teoria que sustenta a temática investigada; num segundo capítulo é realizada a contextualização da ação e contextos educativos de intervenção; o terceiro capítulo alude à metodologia utilizada; no quarto capítulo é realizada a reflexão, análise e interpretação dos dados; e no último capítulo reflete-se, analisa-se e interpretam-se os dados relativos a um projeto de cariz literário desenvolvido numa parceria escola-família; Abstract: This report was written as part of the Master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education, more specifically, in the context of the courses Practice Supervised Teaching in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education and it took place at Escola Básica/Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício, school office from the cluster nr. 1 from Évora. The subject of the research-action developed was promoting a literary education in which the main goal has focused on the understanding of how to contribute for the training of literary, critical and reflective readers. In this context emerges the need to contextualize the action, as well as the educational contexts in which the practice was developed. This work is structured in five chapters, preceded by an introduction and succeeded by a conclusion. The first chapter includes the theory behind the investigated subject; the second chapter held the contextualization of action as well as the educational contexts of intervention; the third chapter refers to the methodology used for this work; in the fourth chapter it is performed the analysis, reflection and interpretation of data; in the last and fifth chapter it is performed a reflection, analysis and interpretation of the data related to a literary project developed in an association between school-family.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents